Vítor Bruno garantiu que o desfecho da Supertaça Cândido de Oliveira diante do Sporting não terá consequências na época do FC Porto. O técnico dos azuis e brancos fez, ao final da tarde desta sexta-feira, a antevisão do duelo com os leões, marcado para às 20h15 de sábado, no Municipal de Aveiro.
É importante arrancar a época com um título? "Ganhar é sempre importante, seja em que circunstância for, contra que adversário for. É uma Supertaça que está em causa e este clube está habituado à ambição e a altos níveis de conquista. Mas devemos separar os caminhos. É um jogo isolado, que não terá continuidade do resto da época. Será uma época diferente, muito exigente e o que acontecer amanhã não terá reflexo no que vai acontecer no desenrolar da época."
Ânimo: "Entrar a ganhar é importante, a equipa está bem, sente-se energia, confiança e alguma desconfiança quanto ao alerta que temos de ter com o adversário. É um jogo brutalmente competitivo, é um FC Porto-Sporting e é para isso que temos de estar preparados amanhã."
FC Porto venceu todos os jogos de pré-época: "Não quero fugir a nada, mas temos de atribuir menor importância ao traço comparativo e perceber o que estará em jogo. Será uma equipa com traços que podem vir de trás, com traços novos, com nuances diferentes, sem nunca entrar nesse lado comparativo que não traz nada de benéfico."
Vai lançar os internacionais que chegaram tarde? "O que disse ontem [ao Canal 11], falei com base em dados concretos que temos ao dispor. Temos muitas ferramentas que permitem avaliar o ponto em que chegam os jogadores. Há vários parâmetros, emocionais, táticos, técnicos, para responder à exigência do jogo. Uns estão mais preparados, outros nem tanto. Já foram tomadas algumas decisões, uns vão jogar, outros ficaram de fora, outros poderão entrar. É ir apalpando terreno, experimentar sensações do que o jogo estará a pedir. É o mundo atual do futebol. E agora com um espetro mais alargado, que hoje temos mais jogadores à disposição na ficha de jogo. E no futuro teremos um espetro ainda mais alargado, à semelhança do que acontece nos grandes eventos."
FC Porto em construção: "O único espaço que [os jogadores] poderão ter é uma ambição louca de ganhar. Tem sido tema de conversa diário, a ambição tem de estar sempre presente: o caráter, o que nos vai regendo enquanto valores ali dentro, valores que são confluentes com o que se passa com as gentes do clube. Nunca vão poder desviar-se disso, este é o único laço vinculativo e que está estabelecido como compromisso quando começamos a trabalhar. Tudo o que vá além disso não é admissível."
Elogios de Rúben Amorim: "Foi o lado mais generoso do Rúben para me dar um comprimido para me adormecer com o que ele disse naquele momento. Percebo o que ele disse, há nuances que poderão ser diferentes, como eles também. Antecipamos os cenários todos: do passado, do presente, nuances mais presentes agora no passado mais recente. [Rúben Amorim] fez isso, com certeza, saberá o que vai encontrar, não há grandes segredos hoje em dia. Poderá aparecer uma ou outra nuance, em termos individuais. Não acho que haja alguém com supremacia em relação ao outro. Ele tem algumas limitações de jogadores que não podem jogar, mas nós também perdemos Pepe, Taremi... Mas estou confiante que os jogadores darão resposta, dão-nos sinais e indicadores. A nossa análise tem de ir a fundo, ao detalhe e nisso acho que estamos em pé de igualdade."
O que mudou no jogo do Sporting? "O Rúben é que sabe o que tem de mudar e como deve ajustar o jogo. A linha de quatro a defender já acontecia no passado, já foi amiúde tentando incutir essa nuance. Falei que eventualmente poderia passar a quatro não tendo o Seba [Coates]. Pode agora numa defesa a quatro ver garantido esse controlo de profundidade, ter um quinto homem que apareça a espaço na linha defensiva. Depois depende do perfil individual. O Geovany Quenda como ala é uma coisa, Francisco Trincão é outra. Depende do que estiver a pensar, de que forma nós jogamos. É o jogo do gato e do rato. Vamos ter de estar alerta para contrariar tudo o que é força no Sporting e quando tivermos a bola levar as prorrogativas que queremos levar a jogo."
Sporting, campeão nacional, e FC Porto, vencedor da Taça de Portugal, disputam a Supertaça no sábado, a partir das 20:15, no Estádio Municipal de Aveiro.
Comentários