O Sporting recebe na noite desta terça-feira o Mafra, da II Liga, em jogo a contar para os quartos de final da Taça da Liga de futebol.

Os leões chegam a este encontro depois de terem vencido o Paços de Ferreira na passada sexta-feira para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, por 3-0, com golos de Tiago Tomás (26'), Bruno Tabata (44') e João Palhinha (64').

Já o Mafra viaja até ao Estádio de Alvalade poucos dias depois de ter perdido no reduto do Casa Pia, por 2-0, para a 11ª jornada da II Liga.

Histórico de confrontos

A história entre Sporting e Mafra é curta. Os dois emblemas apenas se enfrentaram uma vez, na temporada 2009/2010, num jogo da Taça de Portugal.

Nos oitavos de final da prova rainha do futebol português, o Sporting recebeu e venceu o Mafra num jogo que contou com sete golos.

Os leões, na altura treinados por Carlos Carvalhal, saíram vitoriosos por 4-3, com golos de Matías Fernández (penálti aos 15 minutos), Daniel Carriço (37'), Carlos Saleiro (45') e Yannick Djaló (47'). Já os golos do Mafra foram todos apontados por Zhang Chengdong.

A forma das equipas

O Sporting recebe o Mafra numa altura em que é o líder do campeonato nacional de futebol com 23 pontos, mais dois que o segundo classificado Benfica.

Em nove jornadas disputadas até ao momento na I Liga, os leões somam sete vitórias e dois empates. Além disso, a equipa de Rúben Amorim garantiu também na passada sexta-feira um lugar nos oitavos de final da Taça de Portugal ao eliminar o Paços de Ferreira.

Em treze jogos oficiais realizados na presente temporada, o Sporting conta com dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota (na Liga Europa com o LASK Linz).

Por seu lado, o Mafra visita o reduto dos leões no 4º lugar da II Liga com 21 pontos ao cabo de onze jornadas - sete vitórias e quatro derrotas.

Já na Taça de Portugal, a equipa de Filipe Cândido foi eliminada na segunda eliminatória ao perder por 1-0 com o Fontinhas do Campeonato de Portugal.

Nos doze jogos disputados esta época, o Mafra soma sete vitórias e cinco desaires.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim não espera facilidades, apesar de pela frente ir ter um adversário do segundo escalão. "Vai ser um jogo complicado, porque eles vêm mostrar-se e não têm responsabilidade, o que retira muita pressão sobre os jogadores. Hoje em dia, todos os clubes têm jogadores com formação em clubes grandes e o CD Mafra não é excepção. É uma equipa que não parece de segunda divisão. Digo isto porque é um conjunto que gosta de jogar, ter muita posse e vai jogar o jogo pelo jogo", alertou.

Ainda assim, o técnico dos 'leões' garantiu que o objetivo do Sporting será só um: ganhar. "A nossa forma de olhar para as coisas é jogo a jogo, mas as taças são realmente assim, eliminando uma equipa a cada jogo, e nesse aspecto somos claros: queremos conquistar a Taça de Portugal, queremos conquistar a Taça da Liga e no campeonato vamos jogo a jogo, sabendo que vamos ter altos e baixos ao longo da época", terminou.

Já o treinador do Mafra, Filipe Cândido, disse querer valorizar os seus jogadores no encontro frente ao Sporting, “provavelmente, a melhor equipa a jogar" futebol.

"Este será um jogo difícil, mas temos a expectativa de nos valorizar, tendo em conta o que vamos fazer no jogo, e divertirmo-nos. Pela posição que ocupa, os resultados não estão dissociados da qualidade de jogo e o Sporting é, provavelmente, a melhor equipa a jogar", salientou Filipe Cândido, em conferência de imprensa.

Para o treinador do Mafra, por ser "o jogo mais importante ou mais mediático", os seus jogadores têm a ambição de mostrar o seu melhor futebol.

Arbitragem

Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa, será o árbitro da partida marcada para as 20h15 de hoje no Estádio de Alvalade.

A nomeação foi anunciada pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol no último domingo. Pedro Mota e Hugo Ribeiro serão os auxiliares de Tiago Martins, com Miguel Nogueira a ocupar a posição de quarto árbitro.

Hugo Miguel estará na Cidade do Futebol a cargo do vídeoárbitro, auxiliado por Bruno Jesus.

O novo modelo da Taça da Liga

Em julho deste ano foi aprovado o novo modelo da Taça da Liga para a atual época, em que apenas oito clubes disputam o acesso à final-four, devido à pandemia da COVID-19.

Estão apenas em competição aqueles que eram os seis primeiros classificados da I Liga após a última jornada de novembro, além dos dois primeiros classificados da II Liga no mesmo momento.

Os oito emblemas vão defrontar-se numa ronda inicial, a eliminar, disputada a apenas a uma mão.

Assim sendo, o Sporting garantiu um lugar na final-four ao terminar a 8ª jornada do campeonato nacional de futebol na liderança. Enquanto o Mafra apurou-se por ocupar o 2º lugar da II Liga no fecho da 10ª jornada da competição.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.