Académico de Viseu e FC Porto vão encontrar-se esta terça-feira, a partir das 20h45, no Estádio do Fontelo, em encontro da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os 'dragões' vão procurar dar desde já um passo importante rumo à sua 31ª presença em finais da prova, enquanto os viseenses tentam fazer história e chegar pela primeira vez ao jogo decisivo da 'prova rainha' do futebol português.

Histórico de encontros

Ao todo, no conjunto de todas as competições. FC Porto e Académico de Viseu já se defrontaram 11 vezes. Os 'dragões' venceram dez e empataram uma, ou seja, o Académico nunca bateu os 'azuis e brancos'. O único empate teve lugar no terreno dos viseenses, em 1988. O ultimo frente-a-frente entre as duas equipas ocorreu também para a Taça e Portugal, na temporada de 2001/02, então nos oitavos-de-final. O Porto venceu por 4-0 no terreno do adversário, com golos de Benni McCarthy, Hélder Postiga (2) e Clayton.

Para a Taça de Portugal este vai ser o quarto embate de sempre entre os dois clubes. O Porto venceu os três anteriores, mas precisou de recorrer ao prolongamento num deles. Foi em 1993/94, na quarta eliminatória, quando os 'dragões' acabaram por triunfar por 5-2 depois de um empate 2-2 no final dos 90 minutos.

Guia de Forma

O FC Porto ocupa atualmente o 2º lugar da I Liga. Vem de duas vitórias consecutivas no conjunto de todas as competições, mas perdeu dois dos últimos cinco jogos que disputou. Fora de portas, contudo, ganhou sete dos últimos oito jogos que disputou.

O Académico de Viseu é neste momento o 8º classificado da II Liga. Só perdeu um dos últimos sete jogos que disputou no conjunto de todas as competições (precisamente o último, frente á Académica de Coimbra, naquela que foi a sua primeira derrota do novo ano), e a jogar em casa venceu cinco dos últimos sete jogos, não tendo sofrido golos em nenhum dos últimos quatro.

Percurso até às meias-finais

Académico de Viseu:

2ª eliminatória: Rabo de Peixe 0-1 Ac.Viseu
3ª eliminatória: Ac.Viseu 3-1 Real SC
4ª eliminatória: AC.Viseu 1-0 Feirense
Oitavos-de-final: Ac.Viseu 1-0 GD.Chaves
Quartos-de-final: Ac.Viseu 1-0 Canelas

FC Porto:

3ª eliminatória: Coimbrões 0-5 FC Porto
4ª eliminatória: FC Poerto 4-0 V.Setúbal
Oitavos-de-final: FC Porto 1-0 Santa Clara
Quartos-de-final: FC Porto 2-1 Varzim

O que dizem os treinadores

Na antevisão do encontro, o treinador do Académico de Viseu, Rui Borges, garantiu ambição e determinação. "Há uma determinação grande do grupo e uma ambição grande de continuar a sonhar e de acreditar que é possível. Hoje em dia, no futebol, já não existem tantos papões como antigamente. Independentemente de quem jogue, será um FC Porto fortíssimo, até porque já saiu de uma competição que queria ganhar [Taça da Liga] e, mais do que nunca, quer chegar à final para poder ganhar", advertiu o técnico.

Já Sérgio Conceição assegurou que o FC Porto não vai desvalorizar o adversário, apesar de este militar no segundo escalão. "Seria uma grande falta de respeito para com o Viseu, uma equipa histórica, e trata-se de uma meia final da Taça. Seria um desrespeito pensar noutro jogo. É um jogo importante, uma meia-final da Taça, primeira mão, contra uma equipa que tem feito um trajeto interessante no seu seu campeonato e muito interessante nesta Taça. Tem uma excelente defesa, sofre muito poucos golos, mas queremos fazer um bom jogo e ganhar. Aqui damos valor a todas as competições e esta é mais uma competição importante para nós", frisou o técnico 'azul e branco'.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.