Jorge Jesus deverá promover uma autêntica revolução no plantel do Sporting, na partida frente ao Famalicão, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Com Acuña lesionado e um grande rol de jogadores tocados (Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão, William Carvalho, Doumbia e Bas Dost), o técnico 'leonino' deverá apostar na rotação para fazer face à equipa do distrito de Braga.

Na baliza, Salin ou Pedro Dias poderão render Rui Patrício que, apesar de não ter sido convocado para a seleção nacional, tem muitos minutos nas pernas.

Na defesa, Tobias Figueiredo, André Pinto ou os jovens Demiral ou Kiki Kouyaté podem ser opções para o centro da defesa.

Nas laterais, Jonathan Silva no lado esquerdo e Ristovski do lado direito poderão ser opções para render Piccini e Coentrão, ambos tocados e com necessidade de recuperação.

No meio campo, João Palhinha, que até marcou dois golos no anterior encontro da prova rainha, poderá ocupar a posição de William Carvalho, sendo que Bruno César ou Petrovic poderão ser opções para o lugar mais avançado do meio campo.

Nas alas, Podence e Iuri Medeiros podem ter nova oportunidade, tal como Matheus Oliveira ou o regressado Bryan Ruiz que, esta semana, reintegrou os treinos da equipa 'leonina'.

Na frente de ataque, Gelson Dala e Alan Ruiz poderão ser opções para atacar a baliza do Famalicão.

Do outro lado, Jorge Jesus vai encontrar uma equipa do Famalicão, que milita na segunda divisão portuguesa e está num interessante quinto lugar, fruto de seis vitórias, cinco empates e duas derrotas no segundo escalão do futebol luso.

Dito quer passar pela frincha e Jesus não quer surpresas

O técnico do Famalicão revelou, em antevisão desta partida, acredita ter uma frinchazinha de hipótese de eliminar o Sporting, algo nunca antes conseguido pela equipa do Minho.

"É um adversário diferente daqueles que normalmente encontramos. Temos a consciência de que temos uma tarefa que não é fácil, mas há uma frinchazinha na janela e queremos passar por essa frinchazinha. É um jogo importante, mas não é o mais importante da época. Vamos tentar pôr em prática a nossa identidade", disse Dito, em conferência de imprensa.

Já Jorge Jesus, por outro lado, quer preparar o encontro para não ter surpresas frente ao Famalicão.

“É a prova-rainha e uma competição onde todos querem chegar à final. A Taça de Portugal traz surpresas, mas queremo-nos preparar para não termos surpresas contra o Famalicão. Vai ser um jogo complicado, mas o nosso objetivo é chegar à final”.

Famalicão procura algo que nunca conseguiu: uma vitória

Se tivermos em conta os resultados entre as duas equipas, o pendor gira claramente para o clube de Alvalade.

Em 20 encontros disputados entre as duas equipas, o Sporting conta 18 vitórias e dois empates. Se contabilizarmos os jogos que o emblema 'leonino' fez em casa, então aí o resultado é só um: em nove jogos, nove vitórias sobre o Famalicão.

A última vez que as duas equipas se encontraram em campo até foi na época passada. Na terceira eliminatória da Taça de Portugal, o sorteio ditou que o Sporting iria ao terreno do clube de Vila Nova de Famalicão.

Na altura, um golo isolado de Lazar Markovic fez o resultado do encontro e permitiu ao clube 'leonino' avançar na competição.

Sporting e Famalicão defrontam-se esta quinta-feira, a partir das 20h30.