A Rússia suspendeu todas as competições internacionais no seu território até nova ordem, de modo a conter a propagação da pandemia covid-19, anunciou hoje o Ministério do Desporto daquele país.

A medida imposta afeta também atletas estrangeiros convidados a competir em solo russo, que na sua maioria tinham intenção de participar nos eventos de inverno.

De resto, e segundo o comunicado divulgado, as competições nacionais que não estão diretamente ligadas à qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020 também estão limitadas.

A exceção é um torneio de xadrez, em Ecaterimburgo, que será realizado na terça-feira, conforme estava planeado, embora se tenha de evitar aglomerados.

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) explicou que tomou todas as precauções possíveis para proteger os participantes, incluindo a separação de jogadores, jornalistas e espetadores, assim como a suspensão de todos os eventos paralelos.

Na Rússia, o número de infetados aumentou nos últimos dias para 93, dos quais 86 foram infetados fora do país, principalmente na China e em Itália.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.