É um drama que está atingir todos os quadrantes da sociedade afegã. Com a ocupação dos talibãs e a retirada das forças norte-americanas, alguns dirigentes da Federação de Futebol do Afeganistão estão a tentar obter asilo junto da Índia.

Os receios por parte dos dirigentes prendem-se com o facto de terem tentado promover o crescimento do futebol feminino no país. Com a entrada dos talibãs prevê-se naturalmente o levantar de restrições em relação às liberdades e garantias das mulheres.

O apelo surge por parte Shaji Prabhakaran, presidente da Federação de Deli e ex-dirigente da FIFA. Em declarações ao jornal indiano Outlook Sunday, Shaji afirmou já ter entrado em contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano para que sejam aceites as pretensões. Até ao momento não há ainda qualquer resposta.

Recorde-se que a subida ao poder dos talibãs coincidiu com a saída das tropas norte-americanas depois de 20 anos no país. Esse evento está a levar ao desespero das populações que tentam escapar à previsível instauração de um regime islâmico autocrático e repressivo.