Brasil e Portugal entraram a vencer no andebol masculino, nos VIII Jogos Desportivos da CPLP. Na jornada inaugural que decorreu no Pavilhão do Complexo Desportivo de Mafra, a formação canarinha não deu quaisquer hipóteses à São Tomé e Príncipe, vencendo por 29-12. Já Portugal não sentiu dificuldades para bater Angola por 43-16.

Num jogo com pouca história, a formação angolana mostrou-se incapaz de travar os jovens portugueses. Ao intervalo, já Portugal vencia por 21-8. Portugal nunca tirou o pé do acelerador e no segundo tempo fez mais um golo que na primeira parte, fixando o resultado em 43-16.

Gonçalo Ribeiro foi o grande destaque da partida, ao marcar 13 golos. Ricardo Costa com seis, Miguel Martins e André Lourenço com quatro, também ajudaram na chuva de golos da formação lusa. Do lado angolano, José Kiluba e Leonel Almeida foram os mais concretizadores, com três tentos cada.

No final da manhã entraram em campo Brasil e São Tomé e Príncipe. A formação canarinha não deu quaisquer hipóteses e venceu a partida por 29-12. O jogo foi para o intervalo com o Brasil a vencer por 13-2. O brasileiro André Lemos foi o melhor marcador, com nove golos. Na formação santomense, destaque para Stefen Paquete com cinco golos e Fábio Quaresma com quatro.

Portugal e Brasil somam três pontos e são os grandes candidatos à medalha de ouro.

Esta segunda-feira Angola joga com São Tomé e Príncipe e Portugal defronta Moçambique