O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta sexta-feira que 23 atletas, de cinco modalidades desportivas e de seis nacionalidades diferentes, acusaram positivo nas reanálises antidoping a amostras relativas aos Jogos Olímpicos de Londres2012.
Em comunicado, o organismo, presidido pelo alemão Thomas Bach, revelou que os desportistas, os comités nacionais implicados e as federações internacionais respetivas foram informados destes resultados e insistiu que proibirá a participação nos Jogos do Rio de Janeiro de todos os infratores.
O COI selecionou um total de 256 amostras conservadas desde 2012 para realizar a despistagem com os novos métodos científicos, o que está ainda em curso, com a possibilidade de virem a ser conhecidos mais testes positivos.
Na passada semana, o COI anunciou que 31 atletas poderiam ser excluídos do Rio2016 depois de reabrir e reanalisar 454 amostras correspondentes às participações nos Jogos de Pequim, em 2008.
“Estas reanálises demonstram a nossa determinação na luta contra o doping e queremos manter aqueles que se dopam longe dos Jogos”, disse Thomas Bach, sublinhando que os novos testes estão a ser feitos em coordenação, desde 2015, com a Agência Mundial Antidopagem e as federações internacionais.
Comentários