O ciclista português Iúri Leitão é campeão do mundo de omninum, contudo um “diploma olímpico” na sua estreia nos Jogos cumpria com o seu primeiro nível de satisfação para Paris2024, onde participará também no madison.
“Parece que as expectativas das pessoas estão um pouco altas em relação ao que eu perspetivo. Temos em mente fazer o melhor possível, aplicar o que temos vindo a trabalhar e ver o resultado. A exigência é muito mais alta do que temos nas outras competições. Um diploma olímpico será um motivo de grande orgulho”, sublinhou, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, à partida para Paris.
O vianense de 26 anos, que vai competir em omnium e madison, recorda que todos os atletas chegam “no pico de forma da sua vida” pelo que não vale a pena colocar as expectativas de acordo com o realizado nas outras competições.
“Temos de limpar um pouco o ‘background’ e ir de mente vazia e cientes do que vamos encontrar. É normal que tenhamos esse pé atrás, porque a exigência vai ser muito maior”, sublinha o atleta que na estrada compete pela espanhola Caja Rural.
Iúri Leitão assume que, em termos de currículo, é um candidato às medalhas, contudo não se coloca nessa posição.
“O título de campeão do mundo é muito diferente dos Jogos Olímpicos. Não é pressão, mas responsabilidade. Uma motivação extra. E vou tentar aproveitar isso ao máximo”, prometeu.
O título mundial conquistado em 2023 deixa os adversários mais atentos a Leitão que, no entanto, destaca que antes desse êxito já tinha resultados de relevo, tendo sido quarto em 2021, antes de falhar o evento de 2022 devido a queda.
O facto de ser um dos poucos portugueses nos Jogos Olímpicos com o estatuto de campeão do mndo deu-lhe uma maior notoriedade entre os compatriotas, “um motivo de muito orgulho” que o fará dar o máximo pelo país.
“Se temos essa referência é porque as pessoas prestam atenção ao nosso trabalho. É uma motivação extra para dar o meu máximo e um bocadinho mais pelos portugueses”, concluiu o campeão da Europa de scratch de 2024.
O omnium, concurso com quatro corridas distintas no mesmo dia, realiza-se em 08 de agosto, enquanto a 10 vai decorrer a prova de madison, na qual terá a companhia de Rui Oliveira.
Comentários