A selecção nacional sénior feminina de andebol de Angola assustou esta quinta-feira a congénere da Noruega ao perder por escassos 6 golos (24-30), num jogo equilibrado perante a tricampeã (1999, 2011 e 2015), a contar para o grupo A do Campeonato do Mundo de andebol, que decorre no Japão.

Angola, 13 vezes campeã africana, perdia ao intervalo por apenas uma bola de diferença (12-13), e ao longo da partida chegou, inclusive, a liderar o marcador, com a guarda-redes Helena Sousa a revelar-se preponderante, tal como na vitória sobre a Eslovénia (33-24).

Num período do jogo em que o combinado angolano perdia por 4 golos de diferença, a equipa técnica arriscou tirar a guarda-redes e manter sete jogadoras de campo na quadra, chegando a recuperar a desvantagem para um.

O jogo foi tão equilibrado (registou sete empates) que só na ponta final a Noruega construiu a vantagem de seis golos, perante uma postura das angolanas que, provavelmente, surpreendeu a adversária, e, sobretudo, o mundo do andebol.

Azenaide Carlos, eleita melhor jogadora da partida (MVP), foi também a melhor marcadora de Angola, com seis golos, seguida de Albertina Cassoma (5) e Isabel Guialo (4).

Com esta derrota, Angola está fora da luta pelo título, devendo defrontar Cuba, às 10 horas de quinta-feira, para a derradeira jornada desta fase inicial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.