Com Henriques Cassange (9 golos) e Otiniel Pascoal (8) em grande plano, além da solidez na defesa e ataque, a selecção angolana júnior masculina de andebol garantiu esta terça-feira o acesso às meias-finais do Africano, que decorre no Quénia, após bater a Argélia por 34-30 na terceira e última jornada do grupo A da fase preliminar.

Os comandados de Filipe Cruz entraram a perder mas cedo perceberam que a passagem estava em jogo e que mais se exigia deles, tendo partido para o ataque e equilibrado o jogo antes do décimo minuto.

A serenidade evidenciada ao longo do desafio e os “descontos de tempo” em momento certo, solicitados pela equipa técnica, conseguiram corrigir o rumo da partida, pois por sete vezes o marcador esteve empatado. Antes disso, a Argélia chegou até a fugir (3-8).

Os angolanos foram atrás do resultado e alcançaram o empate, tendo avançado no marcador nos minutos seguintes (13-12). Os argelinos recuperaram a desvantagem e obtiveram a igualdade pouco antes do intervalo (15-15).

Francisco Almeida (2), Domingos Cristóvão (2), Manuel Nascimento (3), Liliano Pedro (2), Patrick Pembele (4), Declerck Sibo (2) se destacavam, garantindo uma vantagem sólida nos últimos oito minutos.

Na segunda parte, Angola acreditou mais e confirmou a derrota da Argélia, embora os números estejam a pecar pelo “volume”, já que quando a defesa acertava o ataque aproveitava pouco. Ainda assim, o mais importante foi obtido e deste modo aguarda-se pelo Egipto, vencedor do grupo C, na quinta-feira.

Enio de Sousa (1), Mário Pegado (1), além da imperiosa exibição dos guarda-redes nacionais, também participaram da festa angolana no Home of Heroes de Kasarani, arredores de Nairobi, ao passo que Berriah Imad (10) e Walid Djebrouni (7) foram os melhores pelos argelinos, que asseguraram igualmente o apuramento para a etapa seguinte.