Portugal vai defrontar Noruega, Brasil e Estados Unidos, no Grupo E da fase de grupos do Mundial de andebol de 2025, que fica sediado em Oslo, ditou o sorteio hoje realizado em Zagreb.

A seleção lusa, que estava incluída no pote 2, acabou por ficar com um cabeça de série aparentemente mais acessível, neste Mundial que se vai disputar na Croácia, Noruega e Dinamarca.

"Uma vez mais, vamos jogar na casa de um dos organizadores, mas estamos mais ou menos habituados a isso. E depois temos o Brasil, que é sempre uma seleção difícil, temos que nos preparar muito bem para poder ultrapassar esta equipa. Os Estados Unidos tiveram um ‘wild card’ para participar neste Mundial, nós somos melhores, mas é uma seleção que, pouco a pouco, tem vindo a melhorar", comentou o selecionar nacional, após conhecer o sorteio.

Citado pela Federação de Andebol de Portugal, Paulo Jorge Pereira disse acreditar que a passagem à fase seguinte é possível: "Contra Noruega e Brasil, vão ser dois jogos duros e contra os Estados Unidos temos que respeitar bastante uma seleção que está a crescer. Portanto, são sempre competições em que é possível fazer bem as coisas para poder avançar para a fase seguinte".

No ano passado, no Mundial organizado por Polónia e Suécia, Portugal classificou-se em 13.º, depois de ganhar o seu grupo e ser quarto no grupo da Ronda Principal.

Em 2023, a Noruega terminou no sexto lugar, o Brasil em 17.º e os Estados Unidos em 20.º.

Na ronda principal, Portugal jogou em Gotemburgo contra o Brasil, empatando o jogo, 28-28, após chegar ao intervalo em vantagem por 12-11.

Portugal jogará a 15 de janeiro de 2025 contra os Estados Unidos, na Unity Arena de Oslo, seguindo-se a 17 o Brasil e a Noruega a 19, no mesmo pavilhão.

"Eu vejo sempre os jogos no plano mais prático, não olho muito para o plano teórico. Já tivemos alguns dissabores por pensarmos em resultados no plano teórico. Portanto, na prática temos que preparar bem, jogar bem para seguir em frente e vamos com essa convicção e crença de que as coisas nos vão correr bem mais uma vez. É um orgulho enorme, uma vez mais, estar em mais um Campeonato do Mundo, queremos continuar a crescer e ganhar estatuto em termos internacionais", disse ainda o selecionador luso.

Os três primeiros avançam para a ronda principal e o quarto cai para a President´s Cup.

Cabo Verde, 23.º no último Mundial, regressa ao torneio e integra o Grupo G, em Zagreb, com Eslovénia, Islândia e Cuba.