As seleções masculinas e femininas de Cabo Verde estreiam-se hoje, no Senegal, no Torneio da Zona II de andebol, em busca de qualificação para os Jogos Africanos agendados para setembro próximo, em Congo Brazzaville.

A selesção feminina, comandada pela dupla técnica constituída por Pedro Ferreira e Jean Pierre Spencer, entra em campo para defrontar a seleção anfitriã do Senegal, equipa que, de acordo com o chefe da missão cabo-verdiana, Emanuel Charles d’Oliveira “Monaya”, está a apostar fortemente nesta qualificação.

Já a seleção masculina, orientada pelo estreante técnico português Ricardo Rocha, enfrenta a Guiné Conacri, em jogo inaugural, para a disputa da única vaga que dá acesso aos jogos africanos de Brazzaville.

Monaya disse que a seleção senegalesa foi buscar as suas melhores atletas que competem na Liga Francesa, considerada das melhores do mundo, mas que o combinado feminino também está forte e à altura de disputar a qualificação para os Jogos Africanos.

Monaya afirmou mesmo que Cabo Verde está preparado para trazer ao país as duas qualificações, masculina e feminina, convicto de que o arquipélago está bem representado nesta montra da Zona II, muito embora admita uma forte concorrência e outros condicionalismos locais.

Esta opinião é corroborada pela capitã Rosângela Correia, para quem os trabalhos de preparação foram muito intensos e muito bem conduzidos, alegando que Cabo Verde tem equipa para lutar até ao último segundo para ficar entre as duas primeiras posições que dão acesso ao Congo Brazzaville.