Tribunal de Loures desconvocou as eleições de 19 de fevereiro por "ilegalidade da submissão" de candidatura de outros titulares que não o presidente, revelou Jorge Fernandes.
A judoca olímpica, de 23 anos, começou por bater a alemã Anna-Maria Wagner, número dois mundial, nos -78 kg, antes de ceder, nos quartos de final, ante a japonesa Mami Umeki (14.º), eliminando depois a polaca Beata Pacut (9.ª) na primeira ronda de repescagem.
Em comunicado, a lista liderada por José Mário Cachada, que concorre contra o atual presidente destituído, Jorge Fernandes, da lista A, informou que as eleições “foram desconvocadas” na sexta-feira, “às 22:31”.
Portugal teve hoje uma entrada para esquecer no Grand Slam de Telavive em judo, com Catarina Costa, Maria Siderot, Telma Monteiro e Rodrigo Lopes a serem eliminados logo na estreia.
Lista B refere ter apresentado esta semana junto do Presidente da Assembleia Geral da FPJ, Carlos Andrade, “uma reclamação contra a admissão da candidatura da Lista A”.
No último dia da competição no Pavilhão Municipal de Desportos da Cidade de Almada, as duas judocas olímpicas da seleção já garantiram mais duas medalhas.
Portugal terminou o primeiro dia, dedicado às categorias mais leves, sem lugares de pódio e com 11 dos 17 judocas em ação no primeiro dia a serem eliminados logo na estreia.
A judoca de Coimbra, sétima do ranking mundial e que partia como favorita na categoria de -48 kg, esteve isenta na primeira ronda e começou na sua ‘poule’ por vencer a israelita Tamar Malca (46.ª) e a austríaca Katharina Tanzer (22.ª).
A seleção lusa terá Catarina Costa (primeira), Joana Diogo (sexta), que foi bronze em 2022, Bárbara Timo (terceira), Patrícia Sampaio (sexta) e Rochele Nunes (segunda) como cabeças de série nas respetivas categorias.
A judoca do Benfica recordou alguns momentos da sua carreira, repleta de sucessos e conquistas internacionais, mas também aqueles onde não cumpriu os objetivos, como em Pequim2008, onde era favorita ao ‘ouro’ e concluiu num desapontante nono lugar.
Jorge Fernandes viu-se obrigado a sair após um inquérito do IPDJ por incompatibilidades ao abrigo do artigo 51 do regime jurídico das Federações Desportivas.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.