Depois de somar a 14.ª vitória no Tour, o esloveno de 25 anos é ainda mais líder da geral, com 03.09 minutos de vantagem sobre o dinamarquês da Visma-Lease a Bike. Evenepoel é terceiro, a 05.19, enquanto o português João Almeida (UAE Emirates) reforçou o quarto lugar, depois de ser quinto na etapa.
Depois dos desaires com Alemanha (45-63), na estreia, e Porto Rico (64-70), após prolongamento, no sábado, a equipa orientada por Ricardo Vasconcelos obteve o primeiro triunfo, num desafio em que ao intervalo estava na frente por oito pontos (31-23).
A transalpina, de 32 anos, terminou a prova com menos 21 segundos do que a belga Lotte Kopecky (Team SD Worx–Protime), segunda. A terceira foi a australiana Neve Bradbury (Canyon/SRAM Racing), a 1.16 minutos.
Últimos dias terem sido marcados por vários abandonos devido à covid-19, nomeadamente do espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) e do britânico Thomas Pidcock (INEOS).
Na Jeep Arena, a formação das ‘quinas’, que já tinha garantido a manutenção na divisão principal, superiorizou-se às escandinavas em todos os quartos (19-11, 24-21, 14-12 e 13-9), num jogo que já tinha bem encaminhado a meio (43-32).
Tudo se passou, então, na etapa 14 deste Tour 2024, quando já perto do final da etapa o ciclista esloveno da UAE Team Emirates foi atacado por um fã...que lhe atirou o conteúdo de um pacote de batatas fritas para a cara.
A organização da ‘Grande Boucle’ também condenou este ato. “Num mundo em que pode ser qualquer coisa, não seja este estúpido”, pode ler-se numa publicação na mesma rede social.
No domingo, a terceira e última etapa liga a Atouguia da Baleia ao alto do Montejunto, de primeira categoria, ao cabo de 171 quilómetros cronometrados.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.