Este foi o melhor resultado de sempre de Portugal nesta prova, depois do 10.º lugar em Munique2022, com menos dois centésimos de segundo do que os 03.01.91 conseguidos na qualificação, na terça-feira.
O saltador questionou marca do novo campeão da Europa e o porquê de a régua eletrónica ter funcionado quando o espanhol logrou 17,96 metros e não no “grande salto”, tendo voltado a funcionar “um minuto depois”, quando Pichardo voltou a saltar.
A etapa foi ganha pelo norueguês Torstein Traen (Bahrain-Victorious), que vingou a fuga do dia ao final de 171 quilómetros entre Rüschlikon e Gotthard Pass, no final de uma chegada em alto nos Alpes.
O ex-basquetebolista ficou conhecido no seu tempo como jogador e treinador dos Los Angeles Lakers, entre as décadas de 1960 e 1970, e que serviu de inspiração para o logótipo da NBA.
O atleta português coloca em causa o salto de 18.18 realizado pelo espanhol, visto que, "o atleta já sai da caixa de areia a festejar sem nem sequer ter noção de onde tinha aterrado pois a régua já estava desligada".
O presidente da FDIP, Pedro Flávio, considera que este reconhecimento assinala a federação que lidera como “um exemplo internacional de boas práticas no desenvolvimento da patinagem de velocidade no gelo”.
O atleta português fixou um novo recorde nacional, mas não conseguiu ir além do segundo lugar, com o espanhol a conquistar a medalha de ouro com um salto de 18.18 metros.
O meio-fundista disputa a final com o terceiro tempo do ano entre os inscritos, apenas atrás do norueguês Jakog Ingebrigtsen e do francês Azeddine Habz.
Na quarta-feira, os Campeonatos da Europa Roma2024 terminam, com a final do salto com vara, figurando aqui a ‘estrela’ sueca Armand Duplantis, a dos 1.500 metros masculina, com o português Isaac Nader a ‘espreitar’ o pódio.
Com o oitavo lugar em Roma2024, Fatoumata Diallo conseguiu a melhor classificação portuguesa de sempre em Europeus, superando o 10.º lugar de Vera Barbosa em Zurique2014
A seleção nacional ficou a 12 centésimos de segundo de um recorde luso com praticamente 32 anos (3.29,38 minutos), estabelecido por Marta Moreira, Eduarda Coelho, Elsa Amaral e Lucrécia Jardim, em 07 de agosto de 1992.
Os golos de Sokolov, aos seis minutos, e de Wesley, já nos últimos segundos do jogo, fizeram o resultado final, colocando os leões a uma vitória do tetracampeonato.
O lançador do Benfica, de 23 anos, não foi além desta marca, conseguida no segundo ensaio, depois de abrir o concurso com um nulo. No terceiro arremesso, marcou 74,64 metros.
Lorène Bazolo, Rosalina Santos, Lurdes Oliveira e Íris Silva ‘tiraram’ mais de meio segundo à anterior melhor marca lusa (44,27), alcançada por Lorène Bazolo, Arialis Martínez, Rosalina Santos e Íris Silva, em 24 de junho de 2023.
A medalha de Pichardo junta-se ao bronze de Liliana Cá, no lançamento do disco, na sexta-feira, aumentando para 40 o número de ‘metais’ conquistados por portugueses em 26 edições de Campeonatos da Europa.
Depois de abrir o concurso com 17,51 metros, o campeão olímpico em Tóquio2020 ‘voou’ para uma marca histórica, conseguindo novo recorde nacional e dos Europeus, ficando a quatro centímetros dos 18,08 que conseguiu em 2015
De fora do pódio está agora o português João Almeida (UAE Emirates), que cedeu sete segundos para o vencedor da tirada e caiu para o quinto posto, a nove segundos da frente da corrida.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.