A liderança do Torneio de Abertura de Basquetebol Sénior feminino esteve em disputa no confronto entre as formações do Ferroviário de Maputo e  A Politécnica, que recebeu no seu pavilhão o líder para partida da quinta jornada da prova.

As “locomotivas” começaram o jogo da melhor forma, chegando ao final do primeiro período com uma vantagem de seis pontos, com o marcador em 16-10 ao seu favor. 

As “estudantes” reagiram bem a esta desvantagem e com cinco minutos e 15 segundos do final da primeira parte passaram para a liderança, ao colocarem o resultado em 18-19. No final da primeira parte a diferença pontual cresceu para seis pontos, ou seja 19-25 para as anfitriãs.

No terceiro período o Ferroviário melhorou a sua prestação defensiva graças a atuação de Rute Muianga, o que permitiu aproximar-se ainda mais, visto que as duas equipas entraram para o este período separadas por dois pontos, 37-39.

Mas a experiência de Amélia Macamo, que descobriu espaços vazios para assistências letais permitiu, que A Politécnica não mais largasse a liderança do marcador, terminando os 40 minutos de jogo com uma vantagem de onze pontos, pois o resultado final acabou sendo de 50 para o Ferroviário e 61 para a A Politécnica.

Declarações dos técnicos

Lucília Caetano: Treinadora Adjunta A Politécnica:

«Poderia ser bem melhor, mas de alguma forma houve um equilíbrio e o equilíbrio viu-se aqui no jogo. O que diferenciou o Ferroviário de a A Politécnica é que o conjunto de A Politécnica saiu já no fim. É natural, são poucos jogos, isso conta bastante e a pouco e pouco, com os jogos que a equipa vai fazendo, a equipa vai-se encontrando»

Treinador Ferroviário de Maputo:

«Uma leitura, acima de tudo um pouco negativa, daquilo que foram os nossos erros que fomos cometendo durante o jogo, erros super infantis na defesa e no ataque, mas isso resulta daquilo que tem sido o trabalho que estamos a fazer agora. Estamos a fazer um trabalho mais físico do que tático».

Nas outras partidas da ronda, a Costa do Sol derrotou a Desportivo Maputo por 30-45, a A Politécnica B derrotou o Maxaquene por 69-42. Com estes resultados, a A Politécnica A lidera com nove pontos, os mesmos do Ferroviário de Maputo, ambas equipas seguidas pela A Politécnica B com sete pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.