O norte-americano William Bryant Voigt foi este sábado, em Luanda, apresentado como novo treinador da seleção angolana de basquetebol. O primeiro grande teste do técnico será a disputa do Torneio Africano de qualificação para a18.ª edição do Campeonato do Mundo, a decorrer de 31 de agosto a 15 de setembro de 2019, na China.

Em substituição do angolano Manuel Silva “Gi”, o antigo selecionador e campeão africano pela Nigéria, de 41 anos, estabeleceu um vínculo contratual com a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) equivalente a um ciclo olímpico, que corresponde a quatro anos, também com propósito de resgatar as potencialidades da formação daquele país.

Os adjuntos Mathias Eckhoff, Sérgio Cristóvão, John Bryant, o preparador físico Nataniel Lucas e o 'scout' Emmanuel Mavomo também foram apresentados, em conferência de imprensa, na sede do órgão reitor da modalidade, em que o presidente da FAB, Hélder Cruz “Maneda”, realçou as qualidades e razões da escolha do novo selecionador.

A seleção angolana será convocada na segunda-feira, iniciando os trabalhos de preparação para a qualificação para o Mundial na próxima terça-feira, em Luanda, onde terá lugar, de 24 a 26 do corrente mês, a primeira volta do torneio.

O conjunto angolano está inserido no Grupo C, juntamente com Marrocos, com quem se estreia, Egipto, adversário na segunda jornada, e RD Congo. Nos mesmos dias defrontam-se as equipas do Grupo A, constituído pela Tunísia, campeã africana, Camarões, Guiné Conacri e África do Sul.

De 23 a 25 de fevereiro entram em cena para o primeiro de dois 'tira-teimas' as seleções que compõem o Grupo B, Nigéria, Mali, Ruanda e Uganda, e o Grupo D, integrado pelo Senegal, Moçambique, Costa do Marfim e República Centro Africana (RCA).