A campeã nacional Oliveirense apurou-se hoje para a final dos 'play-offs' da Liga portuguesa de basquetebol, ao triunfar em casa da Ovarense por 93-73, vencendo a série por 3-0, depois de duas vitórias folgadas em Oliveira de Azeméis.

Travante Williams, com 21 pontos, e James Ellisor, com 19, estiveram em destaque na equipa da Oliveirense que chegou ao intervalo com 61% de eficácia de lançamento. Do lado da Ovarense, Coreontae DeBerry assinou 17 pontos e Will Perry 15, exibições que não foram suficientes para compensar os erros cometidos nos minutos iniciais.

A entrada pressionante e eficaz da Oliveirense valeu à equipa uma vantagem de 8-0 nos primeiros minutos, o que aliado à indefinição 'vareira' tornou o primeiro período complicado para os 'caseiros', saindo para a pausa com 18 pontos de desvantagem.

No segundo período, a formação de Nuno Manarte entrou melhor defensivamente, o que resultou em rápidas transições para o ataque, com Will Perry em destaque ao marcar nove pontos, depois de ter falhado cinco lançamentos de campo, e a estatura de Coreontae DeBerry permitiu ao poste outros tantos pontos.

Porém, os erros com bola voltaram a surgir e um 'endiabrado' Travante Williams continuava a não dar tréguas no ataque, somando 19 pontos ao intervalo, o que juntando aos 11 de James Ellisor e aos 10 de Thomas de Thaey justificavam a vantagem de 23 pontos à saída para o descanso e os 61% de eficácia de lançamento.

No regresso dos balneários, Marko Loncovic e James Ellisor empurraram a vantagem dos 'forasteiros' para 30 pontos e o ambiente começou a aquecer em Ovar, com muitas faltas, escaramuças e palavras entre jogadores, num período que acabou com 33 pontos de diferença, mas com pouco basquetebol jogado.

No último período, a Ovarense ainda conseguiu reduzir a desvantagem em 10 pontos e as equipas aproveitaram para colocar em campo os jogadores menos utilizados. Os adeptos 'vareiros' despediram-se da equipa com uma pacífica invasão de campo.

Depois de ter triunfado nas duas partidas em Oliveira de Azeméis, a Oliveirense, que chegou ao intervalo a vencer por 56-31, garantiu a presença na final pela sexta vez.

Campeã pela primeira vez em 2018, a Oliveirense vai procurar o segundo título frente ao Benfica ou ao FC Porto, finalista em 2018, sendo que os 'encarnados' têm uma vantagem de 2-0 na outra meia-final.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.