O internacional português Neemias Queta contribuiu no domingo com sete pontos e um recorde pessoal de 10 ressaltos na Liga norte-americana de basquetebol (NBA) para o triunfo caseiro dos Boston Celtics sobre os Atlanta Hawks (113-103).

No segundo embate pelos Celtics, e primeiro em casa, o poste luso esteve em campo 15.09 minutos, o seu quinto maior registo em 22 jogos na prova, e destacou-se nas tabelas, sobretudo na ofensiva, com seis ressaltos, a melhor marca entre os 18 jogadores, nove de cada equipa, que atuaram no TD Garden.

Com o poste letão Kristaps Porzingis de fora – tal como o base Jrue Holiday -, o jogador luso, que também somou um roubo de bola, foi o terceiro suplente dos Celtics com mais minutos, à frente de Luke Kornet (9.20), concretizando três de oito lançamentos de campo e o lance livre de que beneficiou.

Com Neemias em campo, os Celtics tiveram um saldo positivo de cinco pontos, sendo que o jogador luso marcou mais pontos do que o poste titular, o veterano Al Horford, autor de seis pontos e 15 ressaltos, em 32.24 minutos.

Jayson Tatum, com 34 pontos, nove ressaltos e quatro assistências, foi o jogador em maior destaque nos Celtics, secundado pelos 21 pontos e sete ressaltos de Jaylen Brown e os 15 pontos e 11 assistências de Derrick White.

Na formação de Atlanta, destaque para o base Trae Young, que somou 33 pontos, com 12 em 27 nos ‘tiros’ de campo, sete assistências e cinco ressaltos.

Os Boston Celtics lideram a Conferência Este, com 13 vitórias e quatro derrotas, enquanto os Atlanta Hawks seguem no nono posto, com oito triunfos e outros tantos desaires.

Quanto a Neemias Queta, conta agora 22 jogos na NBA, dois pelos Boston Celtics, que o contrataram esta temporada, e 20 pelos Sacramento Kings, 15 em 2021/22 e apenas cinco em 2022/23.

O poste internacional português, de 24 anos, de foi escolhido pelos Sacramento Kings na 39.ª posição do ‘draft’ da NBA de 2021, tendo-se tornado o primeiro português a jogar na competição.

No último defeso, foi contratado pelos Boston Celtics, num contrato de duas vias, o que faz com que jogue na equipa principal, mas também nos Maine Celtics, que disputam a G-League

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.