A portuguesa Maria Martins terminou esta quarta-feira em quinto lugar na prova de scratch do campeonato do mundo de ciclismo de pista para juniores, que se está a disputar em Montichiari, Itália.

A prova, de 30 voltas (num total de 7,5 quilómetros), foi inicialmente disputada a ritmo vivo, mas não demasiado forte, a que se seguiu uma segunda parte a alta velocidade, com o pelotão, sempre com Maria Martins, a ter de esforçar-se para anular as sucessivas tentativas de fuga.

As movimentações não resultaram e as primeiras classificadas saíram do pelotão: A italiana Martina Fidanza confirmou o favoritismo e ganhou, com a holandesa Mylene de Zoete em segundo e a australiana Alexandra Martin-Wallace em terceiro.

Entre 24 participantes, Maria Martins partiu com o objetivo de terminar no primeiro terço da tabela, cumprindo a meta estabelecida pelo selecionador nacional, Gabriel Mendes, tendo mesmo estado na discussão das medalhas até aos derradeiros metros.

A prova de scratch é das mais simples do programa do ciclismo em pista: Os ciclistas começam juntos e o objetivo é simplesmente terminar primeiro após cumprir o número de voltas definido.

Maria Martins volta a entrar em ação no Mundial na sexta-feira, na competição de omnium, com a qualificação marcada para as 10:00 e a última prova pontuável pelas 19:00.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.