O Campeonato do Mundo de Futsal, no qual Angola marcará presença inédita, foi adiado para de 13 de Setembro a 4 de Outubro de 2021, na Lituânia, um ano depois da data inicialmente prevista pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).
Segundo o sítio do órgão que também rege o futebol, o facto resulta da COVID-19 que afeta o mundo e da incerteza temporal do seu controlo.
A instituição decidiu igualmente adiar para o próximo ano o Campeonato do Mundo de futebol feminino em Sub-17. Agendado inicialmente para entre 2 e 21 de Novembro do corrente ano, na Índia, o evento acontece somente de 17 de Fevereiro a 7 Março de 2021, no mesmo país.
Mereceu o mesmo tratamento, o mundial de futebol feminino de Sub-20. Marcado para Agosto e Setembro deste ano, na Costa Rica e Panamá, será disputado apenas entre 20 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2021.
Na comunicação da FIFA lê-se que o 70º Congresso do órgão será realizado a 18 de Setembro deste ano, em Addis Abeba (Etiópia), mas online, cumprindo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que limita a aglomeração de pessoas num mesmo espaço.
O congresso, que estava marcado para 5 de Junho e que já tinha sido adiado por causa da pandemia, será antecedido de uma reunião do Comité Executivo.
Angola qualificou-se para o mundial da Lituânia em Janeiro último após vitória frente à Líbia, por 2-0, em jogo das classificativas do terceiro lugar do Campeonato Africano das Nações, decorrido em Marrocos.
Segundo dados da OMS, até quarta-feira (13) foram confirmados no mundo 4.170.424 casos de COVID-19 (81.577 novos em relação ao dia anterior) e 287.399 mortes (4.245 novas em relação ao dia anterior), desde o início da pandemia em Dezembro último, na cidade de Wuhan (China).
Comentários