A equipa de juvenis do Benfica do Namibe venceu, no domingo, a 10ª edição do festival de patinagem 'Huíla Festipatins', que decorreu na cidade do Lubango.

A equipa do Namibe derrotou, nas duas partidas do evento que contou com três associações, as formações da Académica do Lobito (4-3) e do Juventude do Lubango (8-1), somando seis pontos.

Juventude do Lubango e Académica do Lobito quedaram-se nas posições imediatas.

O evento é uma promoção da Associação Provincial de Patinagem da Huíla, realizado anualmente para saudar o 01 de Junho, Dia Internacional da Criança. Visa, ainda, impulsionar a modalidade, assim como promover o intercâmbio entre os pequenos.

Em declarações à Angop, o presidente da associação, Hernâni dos Santos, disse que apesar das "inúmeras" dificuldades enfrentadas, o torneio mostrou que as três províncias ainda praticam a modalidade.

“Temos dificuldades grandes, como falta de material para os jogadores treinarem, meio de transporte para deslocações jogadores aos treinos e apoio financeiro", declarou.

Por sua vez, o representante da província do Namibe, Tozé Nunes, afirmou que a carência de material está a impedir o desenvolvimento do hóquei em patins na região.

O Atlético do Namibe, ausente por razões técnicas, venceu a nona edição do Huíla Festipatins.

A província da Huíla tem, actualmente, duas equipas que praticam a modalidade em iniciação, juvenis e juniores.