Os Kansas City Chiefs vão defender o seu título de campeões da Liga norte-americana de futebol americano (NFL) frente aos Tampa Bay Bucaneers, que serão a primeira equipa a jogar um Superbowl em casa.

Esta temporada comandados por Tom Brady, que deixou os New England Patriots após 20 temporadas, os Bucaneers venceram a conferência NFC, ao triunfarem em casa do Green Bay Packers, por 31-26, e estão na final da NFL pela segunda vez, depois de terem vencido em 2002.

Campeões em título, os Chiefs 'despacharam' os Buffalo Bills, por 38-24, na final da AFC, e apuraram-se pelo segundo ano consecutivo para o Superbowl, procurando o terceiro título, depois dos conquistados em 1969 e na última temporada.

No mítico Lambeau Field, em Green Bay, os Bucs colocaram em vantagem ainda no primeiro período com um passe de Brady para Mike Evans fazer o primeiro ensaio, ao que os Packers responderam com Marquez Valdes-Scantling a chegar ao 'touchdown', após um passe de 50 jardas de Aaron Rodgers.

Seguiu-se uma corrida de Leonard Fournette e mais dois passes de Brady para os ensaios de Scotty Miller e Cameron Brate, deixando o resultado em 28-10 logo no início do terceiro período.

Contudo, os Packers não baixaram os braços e, com 'touchdowns' de Robert Tonyan e Davante Adamas, ainda se colocaram a cinco pontos de diferença (28-23), mas acabaram por perder por 31-26, com um 'field goal' de ambas as equipas nos instantes finais.

Já com Patrick Mahomes, recuperado da lesão que o afastou de grande parte da meia-final de conferência, os Chiefs entraram mal na partida e viram os Bills chegarem aos 10-0, com um pontapé de Tyler Bass e um ensaio de Dawson Knox.

Mas então entrou em ação Mahomes, que levou os Chiefs a três ensaios nas três posses seguintes, por Mecole Hardman, Darrel Williams e Clyde Edwards-Helaire.

A vitória da equipa da Kansas City nunca foi posta em causa e os campeões conseguiram ainda mais dois 'touchdowns', ambos por Travis Kelce, que deixavam o resultado em 38-15.

Os Bills ainda conseguiram amenizar o marcador nos minutos finais, com um ensaio de Isaiah McKenzie e um 'field goal' de Tyler Bass, reduzindo para os finais 38-24.

Os Chiefs têm a oportunidade se tornarem bicampeões de forma consecutiva, pela primeira vez desde 2005, quando os New England Patriots venceram as Super Bowl de 2003/2004 e 2004/2005.

Super Bowl vai ter pela primeira vez uma mulher na equipa de arbitragem
Super Bowl vai ter pela primeira vez uma mulher na equipa de arbitragem
Ver artigo

O 55.º Superbowl disputa-se em 07 de fevereiro, em Tampa Bay, na Florida, com Brady, na sua 10.ª final, a poder tornar-se no segundo 'quarterback' a vencer o troféu Vince Lombardy por duas equipas diferentes, depois de Peyton Manning. O derradeiro jogo da época na NFL contará com a presença de 22 mil pessoas, 7.500 das quais profissionais de saúde já vacinados contra a COVID-19.

 *Artigo atualizado às 10h24

 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.