O russo Arkady Dvorkovich foi reeleito presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), superando a concorrência do ucraniano Andrii Baryshpolets, num escrutínio que decorreu na Índia, anunciou hoje o organismo.

No cargo desde 2018, o antigo vice-primeiro-ministro russo recebeu o voto de 157 das 179 federações da modalidade, enquanto Baryshpolets recolheu apenas 16, registando-se ainda cinco abstenções e um voto nulo.

Antes da votação, Andrii Baryshpolets acusou Dvorkovitch de ter “fortes ligações ao governo russo”, liderado por Vladimir Putin, acusando-o mesmo de “ser responsável pelo que está a acontecer na Ucrânia e pela máquina de guerra da Rússia”.

Pouco depois de terem sido conhecidos os resultados da votação, o Kremlin reagiu com satisfação à reeleição de Arkady Dvorkovich, considerando-a “uma vitória muito significativa”.

“Obviamente que é uma notícia muito boa. Trata-se de uma organização importante, que terá muito trabalho pela frente, pelo que desejamos que Dvorkovich tenha muito sucesso”, referiu um porta-voz da presidência russa, em declarações à agência de notícias TASS.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de quase 17 milhões de pessoas de suas casas – mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 10 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 16 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A ONU confirmou que 5.327 civis morreram e 7.257 ficaram feridos na guerra, que hoje entrou no seu 165.º dia, sublinhando que os números reais deverão ser muito superiores e só serão conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.