O piloto português Miguel Oliveira (Mahindra) considerou ter feito «uma grande volta» ao garantir a segunda posição na grelha de partida para a corrida de Moto3 do Grande Prémio de França, domingo, quarta prova do Mundial de motociclismo.

«Estava a sentir problemas com as sensações do trem frontal e em curva, pelo que alterámos a afinação do garfo para hoje e andámos na direção certa. No final consegui fazer uma grande volta. Estou mesmo contente por estar na primeira linha! Significa que amanhã [domingo] não tenho de recuperar posições, posso concentrar-me no grupo dos pilotos mais rápidos desde o início», afirmou o piloto, citado pela sua assessoria de imprensa.

Nas qualificações, Miguel Oliveira só foi superado pelo espanhol Maverick Vinales (KTM), que lidera o Mundial de Moto3 e alcançou a primeira “pole position” da cerreira.

Vinales foi cronometrado com 1.43,969 minutos na volta mais rápida, enquanto Miguel Oliveira registou o tempo de 1.43,806.

O piloto de Almada, atual sétimo classificado da geral, começou o fim de semana de «forma tranquila», avaliando as condições da pista e tentando encontrar a «melhor afinação para a MGP3O».

O Grande Prémio de França está agendado para domingo, no circuito de Le Mans.

Em MotoGP, o espanhol Marc Marquez(Honda) conquistou a “pole position”, a 30.ª da sua carreira, e a segunda na categoria rainha, ao terminar a qualificação com 0,03 segundos à frente do seu compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha).

O italiano Andrea Dovizioso (Ducati), vai largar do terceiro lugar já que terminou com uma diferença de 0,416 segundos para Marquez.

O japonês Takaaki Nakagami (Kelex) assegurou, por seu turno, a “pole” em Moto2, a primeira da sua carreia, ficando à frente do britânico Scott Redding (Kalex) e do francês Johann Zarco (Suter).