Dez anos depois da estreia, o regresso da Red Bull Air Race World Championship voltou a garantir uma impressionante mobilização de público. Mais de 250 mil espetadores mostraram este sábado, 2 de setembro, toda a sua paixão por esta competição durante a Qualificação disputada sobre as águas do Douro. Este é um recorde absoluto de toda a temporada de 2017 e também o prenúncio de um dia de corrida com casa cheia.
Num sábado muito quente, a ação começou de manhã com a terceira sessão de Treinos Livres da Challenger Class, a categoria de promoção onde militam os novos talentos da aviação desportiva. Seguiu-se idêntica sessão para os consagrados da Master Class e, durante a tarde, a tão esperada Qualificação.
Pete McLeod deixou um sério sinal a Kirby Chambliss e aos restantes adversários, de que vai fazer tudo para sair do Porto na primeira posição do campeonato, atualmente ocupada pelo americano. McLeod fez o tempo mais rápido na qualificação deste sábado, com o tempo 1:07.192, deixando Chambliss a 0.750 segundos. O escocês tem menos dois pontos no ranking, mas o americano tem uma motivação extra: procura a sua terceira vitória consecutiva em corridas nesta temporada.
Cinco pilotos ficaram a menos de um segundo de McLeod, incluindo Yoshihide Muroya. O japonês acabou por estar em destaque, pois só hoje teve a oportunidade de testar o percurso sobre o rio Douro. Uma fissura no avião fez com que ontem não fosse possível voar. Depois do sétimo tempo nos treinos livres da manhã, Muroya fez ainda melhor na qualificação: foi terceiro, a 0.780 de McLeod. Martin Sonka bateu o recorde da pista nos treinos livres (1:06.223), mas a qualificação não lhe correu bem: 1:08.602 correspondeu ao sétimo tempo. Juan Velarde e Cristian Bolton não participaram na qualificação. O espanhol teve um problema na hélice durante a aterragem após a sessão de treinos, enquanto o chileno teve um problema no rádio. Se as questões forem ultrapassadas, podem participar na corrida de amanhã.
O alemão Florian Berger – o defensor do título – dominou sem surpresas a Qualificação de hoje: “Venci, mas ficámos muito próximos dos outros por isso tudo pode acontecer”.
Hoje a ação começa pelas 13h00 com a cerimónia de abertura, culminando às 15h30 com a grande final (Final 4) da Master Class – donde sairá o campeão desta sexta etapa da Red Bull Air Race World Championship. O público vai poder acompanhar toda a ação nas margens do Porto e de Gaia, em vastas áreas de acesso livre onde estão montados ecrãs gigantes que ajudam a visualizar os melhores momentos com o apoio de comentadores especializados.
Comentários