A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de louvor apresentado pelo PSD à seleção nacional de râguebi de sub-20, que se sagrou campeã da Europa na semana passada.

“A Assembleia da República saúda, em primeiro lugar, os atletas e equipa técnica vencedores, mas, igualmente, a Federação Portuguesa de Rugby e, através dessa, os clubes e agentes desportivos envolvidos na preparação dos atletas, sem esquecer o papel decisivo desempenhado pelas respetivas famílias, muitas vezes pilar decisivo e insuficientemente relevado destas conquistas”, refere o voto dos sociais-democratas.

No texto, os sociais-democratas consideram que a seleção nacional de râguebi “fez história” ao vencer em 06 de abril “pelo terceiro ano consecutivo” o Rugby Europe U20 Championship e garantir, dessa forma, presença no World Rugby U20 Trophy que se irá disputar este ano no Brasil.

“Após ganhar a prova em 2017, na Roménia, e no ano passado, em Coimbra, Portugal disputou pelo segundo ano consecutivo o torneio em casa e voltou a ter sucesso”, destacam.

Portugal sagrou-se em 06 de abril campeão europeu de râguebi, no escalão de sub-20, após bater a Espanha por 7-5, em Taveiro, na terceira e última jornada da competição.

A seleção portuguesa chegou ao intervalo a perder por 5-0, mas um ensaio, transformado, na segunda parte, permitiu à equipa orientada por Luís Pissarra celebrar o título pelo terceiro ano consecutivo.