A seleção portuguesa de râguebi venceu hoje a Namíbia, por 29-20, em jogo integrado na preparação para o Torneio Europeu das Nações de 2015, disputado no Estádio Universitário de Lisboa.

Com ensaios de José Lima, Tiago Girão e Pedro Bettencourt (dois), Portugal impôs-se à seleção africana, que vai estar presente no Mundial de 2015, mas que se apresentou em Lisboa sem alguns dos seus principais elementos, como Jacques Burger.

A seleção portuguesa, que também não se apresentou na máxima força, dada a ausência de Julien Bardy e de alguns dos atletas selecionados para os “sevens”, surgiu renovada frente à Namíbia e com oito jogadores com menos de 23 anos.

Portugal não entrou bem no jogo, acusou a falta de rotinas entre os seus jogadores, e só conseguiu obter o primeiro ensaio por José Lima aos 11 minutos (7-3), após assistência de Nuno Penha.

O segundo ensaio da seleção das quinas, perante uma Namíbia com algum ascendente territorial, surgiu ainda antes do intervalo por Tiago Girão, que reduziu a desvantagem para apenas um ponto (12-13).

Melhor do que a seleção africana no segundo tempo, Portugal chegou à vantagem através do jovem Pedro Bettencourt, que fez o seu primeiro ensaio e colocou o marcador em 19-13.

Portugal passou ainda por um período de desvantagem numérica, atuando com 14 jogadores durante 10 minutos, mas conseguiu dilatar a vantagem pelo mesmo Pedro Bettencourt, que bisou, e fez o 29-13.

Já com o encontro praticamente ganho, a seleção nacional permitiu ainda à Namíbia reduzir para 29-20, através de um toque de meta, que não ofusco, no entanto, a boa exibição dos “Lobos”.