Os ‘lobos’, orientados pelo selecionador Patreice Lagisquet, procuravam o segundo título na competição, depois de se terem sagrado campeões europeus pela primeira vez em 2004, na altura, sob o comando técnico de Tomaz Morais.
Nos outros encontros da última jornada, a França venceu o País de Gales por 41-28, resultado ‘inútil’ face ao triunfo dos irlandeses, enquanto a Escócia bateu a Itália por 26-14.
Portugal precisava apenas que a República Checa não vencesse com ponto de bónus ofensivo para assegurar a subida de escalão, mas as anfitriãs acabaram mesmo por sair derrotadas e ficaram matematicamente arredadas da ‘discussão’.
A Irlanda ficou hoje mais perto de vencer o torneio das Seis Nações de râguebi, após superar o ‘teste’ na Escócia, com um triunfo por 22-7, que a deixou à beira do título e do Grand Slam.
O Sporting passa, desta forma, a somar sete títulos de campeão nacional feminino, todos de forma consecutiva, e fica a apenas um troféu de igualar o Benfica.
França ‘esmagou’ hoje Inglaterra por 53-10, em Londres, resultado que a relança na luta pelo título do torneio das Seis Nações de râguebi e, no mínimo, impede a Irlanda de festejar o título já no domingo.
O presidente da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), Carlos Amado da Silva, vai recandidatar-se a “um último mandato” nas próximas eleições para os órgãos sociais do organismo, disse hoje o dirigente à agência Lusa.
Desta forma, a final do Europe Champioship 2023, entre Portugal e Geórgia, terá lugar em 19 de março, no Estádio Nuevo Vivero, em Badajoz, às 20:00 locais (19:00 em Lisboa).
Na próxima jornada, a Inglaterra recebe a França (11 de março) e a Irlanda visita a Escócia (12 de março), em encontros que podem deixar pelo menos duas destas quatro equipas fora da ‘corrida’, ou mesmo consagrar, desde já, os irlandeses.
Com sede nas Olaias, os 'engenheiros' somam, a nível sénior, três títulos de campeões nacionais (1981, 1998 e 2021), quatro Taças de Portugal (1969, 1971, 1973 e 1994) e uma Supertaça (1994).
Trata-se ainda do melhor registo de pontos de sempre da seleção lusa, que iguala a classificação conseguida em 2005, um ano após os ‘lobos’ terem conquistado o título europeu sob o comando de Tomaz Morais.
O CDUL apurou-se hoje para a final da Taça de Portugal de râguebi de 2022/23, após vencer no terreno do Cascais, por 30-19, e vai tentar conquistar o troféu pela nona vez no seu historial.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.