Eliminado logo à entrada em Viña del Mar (Chile), o primeiro torneio do ano em terra batida, João Sousa desceu uma posição no “ranking” mundial, uma semana depois de ter chegado ao lugar mais alto da carreira (88.º).

No topo da lista continua tudo na mesma, com o “top-10” a manter-se inalterado. O sérvio Novak Djokovic continua a liderar a tabela com confortável vantagem sobre os perseguidores, encabeçados pelo suíço Roger Federer.

O espanhol Rafael Nadal, que regressou à competição em Viña del Mar, após uma paragem forçada de mais de seis meses, por problemas físicos, chegou à final da prova chilena e mantém-se no quinto posto da classificação.

Em femininos, Maria João Koehler manteve o 108.º lugar da hierarquia e o estatuto de portuguesa mais cotada, enquanto Michelle Larcher de Brito reforçou a presença no grupo das 130 melhores, ao subir dois “degraus” (é agora 128.ª).

No cimo da classificação, a bielorrussa Victoria Azarenka mantém o comando, seguida da norte-americana Serena Williams e da russa Maria Sharapova.