O lisboeta de 33 anos, número um português e atual 120.º do ‘ranking’ mundial, vai enfrentar o 35.º da hierarquia, de 22, pela segunda vez na carreira, no quadro de ténis de singulares dos Jogos Olímpicos, que têm início marcado para sábado.
No duelo anterior, a 4 de abril de 2019, Pedro Sousa impôs-se por 2-1 nos oitavos de final do ‘Challenger’ de Alicante, em Espanha, a Davidovich Fokina, duas vezes semifinalista do Estoril Open.
João Sousa, 137.º do mundo, vai regressar aos ‘courts’ olímpicos, depois de ter ficado entre os 17.ºs no Rio2016, diante do jovem checo Machac, de 20 e atual 145.º da hierarquia, que vai enfrentar pela primeira vez na carreira.
Caso vença a eliminatória, o vimaranense de 32 anos vai defrontar o vencedor do embate entre o argentino Diego Schwartzman, oitavo cabeça de série, e o peruano Juan Pablo Varillas, enquanto Pedro Sousa aguarda o desfecho do encontro entre o italiano Lorenzo Musetti e o australiano John Millman.
Em pares, cuja ordem de jogos vai ser divulgada na terça-feira, os portugueses Pedro Sousa e João Sousa vão disputar o acesso aos oitavos de final do torneio frente aos anfitriões Kei Nishikori e Ben McLachlan.
Os líderes dos ‘rankings’ mundiais, o sérvio Novak Djokovic e a australiana Ashleigh Barty, vão defrontar, respetivamente, o boliviano Hugo Dellien, 139.º da hierarquia, e a espanhola Sara Sorribes Tormo, 48.ª do circuito, enquanto a estrela japonesa Naomi Osaka, número dois do ‘ranking’, vai iniciar o seu percurso olímpico frente à chinesa Zheng Saisai, 52.ª.
O britânico Andy Murray, campeão olímpico em Londres2012 e Rio2016, vai enfrentar o canadiano Felix Auger Aliassime, nono cabeça de série, enquanto o russo Daniil Medvedev, segundo favorito, vai bater-se com o cazaque Alexander Bublik.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre sexta-feira e 08 de agosto, após o adiamento em um ano devido à pandemia de covid-19, estando a competição de ténis programada para o período entre sábado e 01 de agosto.
Comentários