O jovem portuense, número 168.º no ranking ATP aos 20 anos, alcançou um dos melhores triunfos da carreira, ao superar nos ‘courts’ do CIF o brasileiro Thiago Wild (87.º ATP) em dois sets, pelos parciais de 7-6 (7-4) e 6-3.
Ao contrário de Frederico Silva, o portuense Henrique Rocha viu o seu desafio com o brasileiro Thiago Wild ser interrompido e adiado para quarta-feira, quando o adversário liderava na reta final do primeiro set por 6-5.
Juncheng Shang, 55.º do ranking mundial, superou o 19.º da hierarquia, o italiano Lorenzo Musetti, pelos parciais de 7-6 (7-4) e 6-1, num encontro disputado em piso duro e que teve a duração de uma hora e 41 minutos.
O croata, de 35 anos, que chegou a ser número três do mundo em 2018 e conta com um ‘major’ no currículo (US Open, em 2014), tornou-se, assim, o tenista com ranking mais baixo a vencer um torneio na ‘era’ ATP, ou seja desde 1968.
A representação nacional no Lisboa Belém Open fica agora a cargo de Henrique Rocha, Jaime Faria e Frederico Silva, todos com encontro marcado para esta terça-feira.
No derradeiro e decisivo encontro, Alcaraz impôs-se a Taylor Fritz por 6-2 e 7-5, permitindo à equipa da Europa recuperar a vitória na sétima edição da Laver Cup.
A tenista brasileira, de 28 anos, conquistou, assim, o primeiro título em 2024 no circuito WTA e o quarto da carreira, depois de já ter vencido o WTA Elite Trophy em Zhuhai, em 2023.
As duas seleções voltam a disputar hoje três desafios de singulares e um de pares, sendo que cada encontro valerá dois pontos e no domingo três pontos.
A Laver Cup começou a disputar-se em 2017 e as primeiras quatro edições foram conquistadas pela Europa, seguindo-se as duas últimas em que imperou o resto do Mundo.
O vencedor da eliminatória entre Portugal e Noruega apura-se para as Qualifiers da Taça Davis, ronda de acesso à fase final da competição, marcada para fevereiro de 2025.
Profissional desde 2005, Del Potro venceu 22 provas do circuito ATP, incluindo também o ATP Masters 1.000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, em 2018.
O vencedor da eliminatória entre Portugal e Noruega apura-se para as Qualifiers da Taça Davis, ronda de acesso à fase final da competição, marcada para fevereiro de 2025.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.