Nuno Borges, de 27 anos, chegou pela segunda vez esta época os oitavos de final de um torneio do Grand Slam, depois da estreia no Open da Austrália, e na próxima semana vai subir ao 30.º lugar da hierarquia mundial.
O número um nacional termina, assim, a sua prestação no Open dos Estados Unidos, igualando o melhor resultado em torneios do Grand Slam, depois de também ter chegado à quarta ronda do Open da Austrália deste ano.
Sabalenka venceu os dois duelos anteriores contra Zheng, um deles na final do Australian Open, em janeiro. A bielorrussa está invicta há nove jogos, vinda de título em Cincinnati há duas semanas.
Borges, 34.º classificado do ranking ATP, superou Mensik (65.º) numa longa maratona de três horas e 54 minutos, que culminou com o triunfo do maiato em cinco sets.
Tenista luso salvou três matchpoints no 4.º set e acabou por vencer o jovem checo Jakub Mensik em cinco sets, com os parciais de 6-7, 6-1, 3-6, 7-6 e 6-0.
Sinner não sentiu grandes dificuldades para seguir em frente, tendo superado o 87.º da hierarquia mundial pelos parciais de 6-1, 6-4 e 6-2, em uma hora e 56 minutos.
O favoritismo recai agora no italiano Jannik Sinner, número um do mundo, e no russo Daniil Medvedev, campeão em 2021 e finalista vencido em 2019 e 2023.
Na competição feminina, após o domínio da polaca Iga Swiatek sobre a japonesa Ena Shibahara, foi a vez de Naomi Osaka, captar todas as atenções, ao ser eliminada pela checa Karolina Muchova.
A atual líder do ‘ranking’ WTA, Iga Swiatek, precisou de apenas uma hora e cinco minutos no Arthur Ashe Stadium para 'carimbar' o regresso à terceira ronda de um torneio que venceu em 2022.
Na próxima eliminatória o tenista português vai defrontar o vencedor do encontro entre o australiano Tristan Schoolkate, 193.º do ranking, e o checo Jakub Mensik, 65.º do mundo.
Na próxima ronda, a tenista polaca vai medir forças com a vencedora do embate entre a italiana Elisabetta Cocciaretto, 65.ª da hierarquia, e a russa Anastasia Pavlyuchenkova, 27.ª do mundo.
Na próxima ronda, o jogador transalpino vai defrontar o vencedor do encontro entre o italiano Mattia Bellucci, 101.º do mundo, e o australiano Christopher O'Connell, 87.º da hierarquia.
A dupla portuguesa vai defrontar os vencedores do desafio entre o monegasco Hugo Nys e o polaco Jan Zielinski, 12.ºs cabeças de série, e os espanhóis Pedro Martínez e Jaume Munar.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.