O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou hoje a ‘pole position’ para a corrida sprint do Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, 19.ª das 24 provas da temporada.

Verstappen fez a sua melhor volta em 1.32,833 minutos, batendo o britânico George Russell (Mercedes) por apenas 0,012 segundos, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro, a 0,226.

“Foi um bom dia. Nunca se sabe o que se pode atacar. Mas correu bem. Esta pista é incrível. Tem novo asfalto, não é fácil, mas é igual para todos. Vamos fazer o melhor que pudermos na sprint, mas sabemos que a maior parte dos pontos estão na corrida de domingo”, sublinhou Verstappen, líder do campeonato à partida desta corrida, com 52 pontos de vantagem sobre o britânico Lando Norris (McLaren).

O piloto da McLaren parte do quarto lugar da grelha.

Numa semana de críticas intensas à Red Bull por ter sido descoberto um sistema que permitia regular a altura dos monolugares entre as sessões de qualificação (em que os carros estão mais leves por terem menos combustível) e a corrida (mais pesados, por levarem mais combustível), Max Verstappen regressou ao topo da tabela de tempos, o que não acontecia desde o GP da Áustria deste ano.

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) proibiu o uso do sistema, mas não sancionou a equipa campeã mundial, que aproveitou a pausa de três semanas desde o GP de Singapura para aprimorar a afinação dos seus monolugares.

Esta foi a nona ‘minipole position’ para corridas sprint de Max Verstappen, de longe o mais bem sucedido neste aspeto. Lando Norris é o seguinte na tabela, com duas, uma delas no GP da China deste ano, cuja corrida sprint foi ganha pelo neerlandês.

Depois disso, Verstappen conquistou as ‘poles’ em Miami e na Áustria, para além desta nos Estados Unidos.

A grande surpresa foi o 16.º lugar do australiano Oscar Piastri (McLaren), ao ver o seu registo apagado por ultrapassar os limites de pista, e o 10.º do estreante Franco Colapinto (Williams), que fez um pião na derradeira fase da qualificação.

Sábado disputa-se a corrida sprint e a qualificação para a corrida de domingo.