Hamilton, que vencera pela última vez na Arábia Saudita em 05 de dezembro de 2021, relegou para a segunda posição o neerlandês Max Verstappen (Red Bull), a 1,465 segundos, enquanto britânico Lando Norris (McLaren)
O acidente aconteceu num troço rápido, praticamente em reta, no meio da floresta estónia. Num salto, o carro virou à direita ainda no ar e, ao aterrar, capotou várias vezes, ficando quase todo destruído, à exceção do habitáculo de segurança.
O piloto natural de Almada, que partiu da segunda posição da grelha, cortou a meta a 0,676 segundos do vencedor, o espanhol Jorge Martín (Ducati), com o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) em terceiro, a 1,311 segundos.
O piloto natural de Almada foi segundo, terminando a sessão de qualificação a apenas 0,048 segundos da ‘pole position’ do espanhol Jorge Martín (Ducati).
Numa sessão muito acidentada, Miguel Oliveira fez a sua melhor volta em 1.19,984 minutos, terminando a 0,362 segundos do mais rápido, Maverick Viñales.
Com estes resultados, António Félix da Costa subiu ao quarto lugar do campeonato, com 134 pontos, a 33 do líder, o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar), quando ainda estão 50 em jogo.
O piloto luso foi penalizado com uma volta longa (long lap penalty) por ter excedido os limites da pista. Ao cumprir a sanção, passou para lá da linha delimitadora e foi obrigado a passar novamente pelo local da volta longa, caindo de 14.º para 17.º.
Lando Norris e Max Verstappen lutaram pela liderança até ao fim, mas uma ultrapassagem do britânico causou um furo no pneu do condutor da Red Bull e Russell aproveitou.
O belga Thierry Neuville, líder do campeonato à partida desta prova, está apenas na sexta posição, já a 46,5 segundos, depois de ter aberto a pista no primeiro dia de prova.
O piloto natural de Almada cortou a meta a 16,082 segundos do vencedor, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), campeão em título, depois de ter sido o 17.º classificado na qualificação.
Com estes resultados, Verstappen tem, agora, 227 pontos, contra os 156 de Lando Norris e os 150 de Charles Leclerc. Hoje ainda se disputa a qualificação para a corrida principal de domingo.
O piloto norueguês, que tinha liderado um rali do WRC pela última vez na Turquia, em 2019, herdou o comando logo na segunda especial desta sexta-feira após a desistência do estónio Ott Tänak (Hyundai i20), após destruir a frente do seu carro.
A Prima Pramac, que atualmente corre com motos Ducati, será a segunda equipa oficial da Yamaha mas mantém-se como equipa independente, com sede no Reino Unido.
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