Angola consentiu um parcial de 16-11 no 1º tempo, que viria revelar-se crucial para o desfecho do jogo. No jogo tempo, Angola fez 16 golos contra 14 mas não chegou para ganhar.
Angola está nos Jogos Olímpicos pela primeira vez, depois de ter-se sagrado campeão africano da modalidade, no ano passado, derrotando o Senegal na final.
Ruben Sança é maratonista mas vai competir na prova dos 5000 metros masculinos. O atleta natural da ilha do Sal recebeu um wild card, depois de falhar os mínimos para a prova da maratona.
Esta será a 5ª participação do andebol feminino angolan nos Jogos Olímpicos. A melhor classificação foi alcançada na estreia, nos em Atlanta, onde Angola conseguiu o 7º lugar.
Cabo Verde vai defrontar os Camarões, na última eliminatória de acesso ao CAN´2013. Um adversário com quem os "Tubarões Azuis" já se cruzaram em "outras andanças".
Destaque para a "prata" de Timor-Leste no futebol e o "bronze" de Cabo Verde no atletismo, na estafeta olímpica em femininos e masculinos. São Tomé e Príncipe foi o único a não conseguir qualquer medalha.
Apesar do sufoco na parte final, Angola conseguiu suster as iniciativas de Cabo Verde e venceu a partida por 3-2. No final, a festa foi angolana, com os jogadores a festejarem junto do público, cantando e dançando kuduro.
No final, a alegria de Vanessa e Elisa contrastava com a tristeza e algumas lágrimas de Edith e Alexandra de Angola. A festa foi moçambicana, com Vanessa Muianga e Elisa Simbine a subirem ao último lugar do pódio.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.