Segundo o "Estudo demográfico dos futebolistas na Europa", elaborado pelo Observatório dos Jogadores Profissionais de Futebol (OJPF), a que a Agência Lusa teve acesso, dos 408 futebolistas da Liga lusa, 230 são estrangeiros, registando um aumento de 24 comparativamente ao mesmo estudo, referente a 2
No que respeita a Portugal, o vice-campeão Sporting de Braga é o líder (89,5 por cento), superando o Marítimo (84), o campeão Benfica (76,6) e o FC Porto (74,6).
Com uma média de alturas de 1,7879 metros, os “leões” surgem no 10.º posto da hierarquia, liderada pelos espanhóis do Barcelona (1,7738), a escassos milímetros dos irlandeses do Shamrock Rovers (1,7758) e dos cipriotas do AEK Larnaca (1,7768).
A média europeia é de 26 por cento de jogadores internacionais, mas apenas 16 dos 36 países ultrapassam este registo, de acordo com a investigação levada a cabo pelo OJPF.
Relativamente a 2009, a competição lusa envelheceu cerca de meio ano e subiu oito posições nesta hierarquia, que coloca o Chipre, com uma média de 28,02 anos, e a Letónia, com uns jovens 23,11, em cada uma das extremidades.
Apenas 6,4 por cento dos jogadores da Liga portuguesa são oriundos da formação, segundo o "Estudo demográfico dos futebolistas na Europa", menos 1,3 por cento do que em 2009.
Esta investigação, do Observatório dos Jogadores Profissionais de Futebol (OJPF), a que a Agência Lusa teve acesso, conclui que a utilização de jogadores formados nos clubes lusos caiu 1,3 por cento, comparativamente a 2009.
O presidente da Assembleia Geral “leonina”, Dias Ferreira, convocou o plenário dos órgãos sociais do clube "para ouvir os sócios" antes de se pronunciar sobre o pedido de demissão. No mesmo sentido se vai reunir quarta-feira o Conselho Leonino”.
Numa fase em que apenas o primeiro classificado de cada agrupamento segue em frente, para as meias-finais, os dois conjuntos chegam à segunda ronda com três pontos.
O ex-seleccionador nacional afirmou que Agostinho Oliveira teve toda a responsabilidade de orientar Portugal nos jogos de apuramento para o Euro 2012, frente ao Chipre e à Noruega.
A FPF tem, neste momento, o estatuto de utilidade pública desportiva suspenso pelo Governo por ainda não ter adequado os seus estatutos ao novo Regime Jurídico das Federações.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.