O fim de semana ficou marcado pela desilusão de alguns jogadores portugueses lá fora. Quanto aos técnicos, uns sorriram no final, outros nem tanto. Alguns jogadores foram expulsos, outros fizeram autogolos.

Inglaterra: autogolos e expulsões

Correu tudo mal para Diogo Jota na deslocação do Liverpool ao terreno do Tottenham (derrota 1-2) na 7.ª ronda da Premier League. O português foi expulso ao ver dois amarelos em dois minutos, deixando a sua equipa com nove, já depois do vermelho a Curtis Jones.

Também no mesmo dia, sábado, a alcateia lusa do Wolverhampton levou a melhor sobre o Manchester City (2-1), que teve Rúben Dias e Matheus Nunes no onze, mas mesmo assim manteve a liderança.

José Sá, Nélson Semedo e Pedro Neto foram titulares nos Wolves, Fábio Silva entrou no segundo tempo. Pedro Neto brilhou com uma arrancada no 1-0, marcado por... Rúben Dias na própria baliza para a primeira derrota do City na prova.

O United, rival do City em Manchester, não fez melhor: com Diogo Dalot e Bruno Fernandes, perdeu em casa diante do Crystal Palace e caiu para o 10.º lugar. Já Fábio Vieira entrou na goleada do Arsenal ao Bouremouth, que mantém os gunners no 3.º posto, com os mesmos 17 pontos do segundo, o Tottenham.

Não é só em Portugal. Duas decisões desastrosas do VAR abalam arbitragem em Inglaterra
Não é só em Portugal. Duas decisões desastrosas do VAR abalam arbitragem em Inglaterra
Ver artigo

O Everton, com João Virgínia no banco e Beto no onze a partir dos 60 minutos, perdeu em casa com o Lutton e foi igualado pelo emblema de Bedfordshire nas zonas perigosas da tabela.

França: Paulo Fonseca sorri, PSG afunda-se

Em França, o PSG voltou a dar um passo atrás na luta pelo título. A equipa parisiense teve Danilo e Vitinha no Onze e Gonçalo Ramos a partir dos 64 minutos, mas só conseguiu um ponto (empate 0-0) no terreno do Clermont Foot, penúltimo classificado do campeonato. O PSG é apenas 5.º, a dois pontos do líder Mónaco.

Também em França, o Lille do treinador português Paulo Fonseca, regressou às vitórias no campo do Le Havre, e subiu ao 6.º posto. Já o Lyon, com Anthony Lopes na baliza, voltou a perder e segue no último lugar com apenas dois pontos e sem qualquer triunfo. É pior arranque de temporada de sempre do sete vezes campeão francês, no principal escalão.

Num dos jogos grandes da jornada, o Mónaco de Gelson Martins vence em casa o Marselha, por 3-2, e é o novo líder. Do lado do Marselha, o atacante português Vitinha foi lançado pelo técnico italiano Gennaro Gattuso, que fazia a estreia, apenas aos 83 minutos.

Itália: Mourinho volta aos triunfos, Leão brilha nas assistências

Em Itália, a Roma, treinada por José Mourinho, voltou aos triunfos na receção ao Frosinone, com golos de Lukaku na primeira parte e de Pellegrini na segunda. A equipa romana, com os internacionais portugueses Rui Patrício no 'onze' e Renato Sanches de fora por lesão, somou apenas a segunda vitória na Serie A, seguindo em 12.º com oito pontos.

A Atalanta, próxima adversária do Sporting na Liga Europa, manteve as redes invictas pela quarta vez seguida em casa, ao empatar com a Juventus. A Udinese, com os portugueses Domingos Quina (suplente não utilizado) e João Ferreira (lançado em jogo aos 80 minutos), empatou 2-2 com o Génova e ocupa a 17.ª posição, com apenas quatro pontos.

A liderança em Itália é partilhada entre o Inter Milão, próximo adversário do Benfica na Champions, e o AC Milan, que voltou a contar com Rafael Leão em grande. Foi do pé direito do português que saíram as duas assistências para os dois golos dos milaneses diante da Lázio.

A Salernitana, de Paulo Sousa, não pode com Lautaro Martinez: o avançado argentino entrou o segundo tempo para marcar quatro golos na goleada do Inter. O Nápoles, adversário do Braga na Champions, teve Mário Rui no banco na goleada ao Lecce.

Espanha: Cancelo e João Félix sofrem para vencer antes do duelo com FC Porto

O Barcelona sofreu para vencer o Sevilha, antes da visita ao Dragão onde irá defrontar o FC Porto na Champions. Com os internacionais portugueses João Cancelo e João Félix a titulares, valeu um autogolo do defesa Sergio Ramos, que ao tentar o corte introduziu a bola na própria baliza, para somar os três pontos e manter o 2.º lugar, a um ponto do líder Real Madrid.

A Real Sociedad, adversária do Benfica na Champions, venceu o rival Athletic Bilbau e subiu ao quarto na Liga espanhola.

Alemanha: Raphael Guerreiro soma os primeiros minutos

Na Alemanha, Rafael Guerreiro somou os primeiros minutos na Bundesliga, ao entrar no empate a duas bolas entre o Bayern Munique e o Leipzig. Além de Guerreiro, outro jogador português teve participação, embora escassa, nesta partida, o internacional sub-21 Fábio Carvalho, que está emprestado ao Leipzig pelo Liverpool, e que foi lançado em campo aos 88 minutos, a render Lois Openda.

O Bayer Leverkusen lidera isolado, com 16 pontos, seguido do Estugarda, com 15, do Bayern e do Borussia Dortmund, ambos com 14, e do Leipzig, em quinto lugar, com 13.

Outros campeonatos: Caixinha melhor que Abel, Jesus no topo da Arábia Saudita

No Brasil, Pedro Caixinha levou a melhor sobre Abel Ferreira, em duelo de portugueses. O Red Bull Bragantino bateu o Palmeiras por 2-1 e ultrapassou o Verdão para subir ao 2.º posto. O Palmeiras jogou desfalcado de todos os titulares e com muitos sub-20 no onze, a pensar no jogo com o Boca Juniors, da 2.ª mão das meias-finais da Taça Libertadores.

Já o Cuiabá, de António Oliveira, voltou a vencer quase dois meses depois, e subiu ao 11.º posto.

Na Arábia Saudita Cristiano Ronaldo voltou a ser decisivo, ao apontar, aos 89 minutos, o golo da vitória do Al Nassr na visita ao Al Tai por 2-1, em jogo da oitava jornada do Liga saudita. O Al Nassr, treinado pelo português Luís Castro teve também Otávio entre os titulares.

O campeão Al Ittihad, treinado por Nuno Espírito Santo, empatou 0-0 na visita ao Al Faia. O Al Hazem, de Filipe Gouveia, perdeu 3-1 na receção ao Al Taawon

A Liga Saudita é liderada pelo Al Hilal, de Jorge Jesus e Rúben Neves, depois do triunfo por 2-0 na receção ao Al Shabab. A equipa de Jorge Jesus aproveitou o empate do Al Ittihad e assumiu a liderança do campeonato, com 20 pontos em oito jogos.

O Al Ittihad é segundo com 19 pontos, os mesmos do Al Taawon, enquanto o Al Nassr, de Luís Castro, Cristiano Ronaldo e Otávio, é quarto, com 18.