João Félix marcou dois dos três golos da vitória do Atlético de Madrid em casa do Bétis, enquanto Gonçalo Guedes desbloqueou a vitória do Valência em jogos da Liga espanhola. No grande duelo entre portugueses em Manchester, a vitória sorriu para 'citizens', com assistência de Bernardo Silva.

Destaque ainda Renato Sanches, que assistiu duas vezes para golo na goleada do Lille ao Clermont.

Inglaterra: Duelo de Manchester sorriu a Bernardo Silva e companhia

Um 'bis' do médio Kevin De Bruyne e outro do avançado Ryad Mahrez ajudaram o City, em vésperas de receber o Sporting, a 'esmagar' o United (4-1), no dérbi de Manchester, para a Liga inglesa de futebol.

O médio belga, assistido pelo português Bernardo Silva, colocou o campeão inglês em vantagem no Estádio Etihad. Além do Bernardo, os citizens contaram com o titular o lateral João Cancelo, mas privado do central Rúben Dias.

Se a equipa treinada por Pep Guardiola não contou o habitual titular no eixo da defesa, os ‘red devils’ também não tiveram Cristiano Ronaldo, igualmente devido a lesão, enquanto Bruno Fernandes foi lançado de início, ao contrário de Diogo Dalot, que não saiu do ‘banco’.

O Arsenal venceu, com Cédric Soares a titular e sem Nuno Tavares, em casa do Watford (3-2).

O Liverpool venceu por 1-0 o West Ham. Jürgen Klopp ainda apelou – sem resultados práticos – ao avançado internacional português Diogo Jota, que substituiu aos 79 minutos o pouco inspirado egípcio Mohamed Salah, melhor marcador do campeonato, com 19 golos.

O Wolverhampton perdeu por 2-0 em casa com o Crystal Palace. Com o guarda-redes José Sá a titular (e a estar perto de defender o castigo máximo), tal como os compatriotas João Moutinho, Pedro Neto, Rúben Neves e Podence, o treinador português Bruno Lage lançou ainda Chiquinho, sem sucesso, enquanto Fábio Silva e Trincão não saíram do banco de suplentes.

O líder Fulham, treinado pelo português Marco Silva, deu mais um passo rumo à promoção à Liga inglesa de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Blackburn, em jogo da 36.ª jornada da segunda divisão.

Alemanha: Paciência sem minutos e André Silva discreto

O Leipzig desaproveitou a deslocação difícil do Leverkusen e obteve o mesmo resultado (1-1) na receção ao Friburgo, que se adiantou aos 38 minutos, por intermédio de Ermedin Demirovic, e só concedeu o empate aos 90, consumado por Angelino, quando já estava em campo o avançado português André Silva, após ter substituído Yussuf Poulsen, aos 59.

O Union Berlim poderia ter apanhado o Hoffenheim, mas perdeu por 1-0 em casa do Wolfsburgo (12.º), em contraponto com o Eintracht Frankfurt (10.º), que foi vencer por robusto 4-1 ao estádio do Hertha Berlim, num jogo em que o avançado português Gonçalo Paciência não saiu do banco de suplentes da equipa visitante.

França: Gelson Martins e Renato Sanches em destaque

O internacional português Renato Sanches esteve em grande plano na receção vitoriosa do Lille ao Clermont (4-0), na 27.ª jornada da Liga francesa de futebol, com duas assistências para golo. O médio português desbloqueou um triunfo que se tornou fácil para os campeões franceses, ao assistir Jonathan Bamba com um cruzamento bem medido logo aos três minutos. O resultado deixou a equipa do Lille, que contou com outros três portugueses no ‘onze’, no caso o ‘capitão’ José Fonte, Tiago Djaló e Xeka, no sétimo lugar.

Com o internacional português Danilo Pereira, o Paris Saint-Germain foi derrotado (1-0) em Nice. Já o Brest venceu por 1-0 em casa do Lens, do português David Costa, que saiu do banco aos 74 minutos.

O Lyon, que na próxima semana visita o FC Porto, venceu por 4-1 no reduto do Lorient, num encontro no qual o guarda-redes internacional português Anthony Lopes foi titular nos visitantes.

Um golo solitário do internacional português Gelson Martins deu a vitória ao Mónaco na visita ao Marselha, antes de os monegascos defrontarem o Sporting de Braga na Liga Europa.

Itália: Beto a titular, Mourinho castigado

A Roma, sem o castigado treinador português José Mourinho no banco, venceu em casa por 1-0 a Atalanta. Depois de três empates consecutivos, os romanos somaram a segunda vitória seguida, numa partida em que o português Sérgio Oliveira saiu do banco aos 84 minutos.

A Udinese, com o português Beto a titular, venceu em casa por 2-1 a Sampdoria, num regresso às vitórias após dois empates seguidos na Serie A, e segue na 14.ª posição, com 29 pontos, mas menos dois jogos.

Espanha: Félix e Guedes 'em alta'

Um golo de Ruben Alcarraz, aos 55 minutos, e outro do marroquino Oussama Idrissi (63), bastaram para o Cádiz bater em casa o Rayo Vallecano (2-0), que teve o luso Bebé em campo na segunda parte, enquanto o compatriota Kevin Rodrigues não saiu do banco.

Sai da frente que vem aí o Guedes. O melhor Guedes de sempre
Sai da frente que vem aí o Guedes. O melhor Guedes de sempre
Ver artigo

Gonçalo Guedes desatou o nó na receção ao Granada e colocou o Valência em vantagem aos 48 minutos, assistido por Carlos Soler, e três minutos volvidos, aos 51, o uruguaio Maximiliano Gómez elevou para 2-0. O Granada, com o português Luís Maximiliano entre os postes, ainda reduziu para 2-1 com um autogolo do guarda-redes Jaume Doménech, aos 56 minutos, mas o Valência sentenciou a partida com o 3-1.

O Espanyol conquistou a primeira vitória na Liga em 2022, após um jejum de sete jogos, com um triunfo em casa por 2-0 frente ao Getafe, do português Florentino Luís, que somou o quarto encontro sem vencer, e o Osasuna regressou às vitórias ao bater por 1-0, em casa, o Villarreal.

Um ‘bis’ do internacional português João Félix permitiu ao Atlético de Madrid vencer em casa do Betis (3-1), que 'caiu' do terceiro para o quinto lugar. O Betis teve o português William Carvalho no meio-campo durante os 90 minutos e o compatriota Rui Silva entre os suplentes

Outros campeonatos

Um golo do avançado português Bruno Gama impôs a primeira derrota no campeonato grego de futebol ao Olympiacos, batido por 2-1 pelo Aris Salónica, mas a equipa treinada por Pedro Martins mantém a liderança destacada da prova.

O Al Duhail, do treinador português Luís Castro, apurou-se para as meias-finais da Taça do Emir do Qatar de futebol, após golear o Al Sailiya por 4-1.

O Corinthians perdeu por 1-0 na visita ao São Paulo, no campeonato paulista de futebol, em dia de estreia do treinador português Vítor Pereira, ‘estragado’ por um golo no primeiro minuto do argentino Jonathan Calleri.

O Helsingfors IFK, treinado pelo português Bernardo Tavares, foi eliminado nos quartos de final da Taça da Liga finlandesa de futebol, ao perder por 1-0 no estádio do Seinäjoen Jalkapallokerho.

O Al Taawon, treinado pelo português José Gomes, empatou 1-1 na receção ao Al Fateh, na 23.ª jornada da Liga saudita de futebol, em jogo com três expulsões.