Um fim de semana bastante simpático para os portugueses que brilham nos palcos internacionais. Na verdade, entre jogadores e treinadores pelas grandes ligas europeias e além fronteiras, o registo acabou por ser amplamente vitorioso e com a oportunidade de vermos grandes golos e momentos de futebol.
Só na Premier League, Ronaldo regressou aos golos e brindou-nos com a 700ª finalização certeira da carreira, um momento histórico que não é indiferente aos portugueses e a todos os apaixonados pelo futebol. João Cancelo mostrou ficou atrás e - enquanto lateral do Manchester City - marcou um golo digno de génio que fez levantar as bancadas de Inglaterra.
Confira este e outros destaques, porque foram dias em que a bandeira nacional subiu mais alto.
Ronaldo chega aos 700 golos e Cancelo levanta o estádio
A Premier League tem sido representativa do futebol português e este fim de semana foi mais um exemplo disso.
Na vitória do Manchester United sobre o Everton, Cristiano Ronaldo regressou aos golos e com direito a uma marca histórica. O número 7 dos 'Red Devils' entrou aos 29 minutos e marcou aos 44 minutos, naquele que não só foi a estreia a marcar este ano na Premier League como também foi a 700ª finalização certeira de uma longa carreira de triunfos. Um momento importante para o jogador afastar as críticas e ganhar confiança nestes últimos tempos mais complicados. Bruno Fernandes e Diogo Dalot também foram titulares no encontro. Do outro lado, Rúben Vinagre não saiu do banco do Everton.
Ainda no universo de Manchester, mas com foco no Manchester City, houve um português que quis deixar marca na Premier League. Na vitória dos Citizens por 4-0 frente ao Southampton, João Cancelo inaugurou o marcador num golo de levantar o estádio que vale mesmo a pena rever.
Uma jogada ao alcance de poucos extremos e coroada com uma assistência também no encontro. Rúben Dias e Bernardo Silva também foram titulares na equipa de Pep Guardiola.
No jogo grande entre Arsenal e Liverpool, quem sorriu foram os portugueses Cédric Soares e Fábio Vieira, este último que entrou na vitória dos Gunners por 3-2. Ainda assim, do lado dos Reds, Diogo Jota protagonizou uma assistência sendo que Fábio Carvalho não saiu do banco de suplentes.
Dia menos bom foi para a armada portuguesa do Wolverhampton. Ainda sem um treinador definitivo, José Sá, Nélson Semedo, Toti Gomes, Matheus Nunes, João Moutinho, Gonçalo Guedes e Daniel Podence saíram derrotados por 3-0 frente ao Chelsea.
O Fulham de Marco Silva e João Palhinha também teve uma jornada menos feliz com uma reviravolta que ditou uma derrota por 3-1 frente ao West Ham.
Veja a classificação da Premier League
Em Espanha, os portugueses apareceram mas não gritaram mais alto
Em Espanha, os portugueses também transportaram a bandeira do país vizinho.
Na vitória do Valência diante o Osasuna (2-1), Thierry Correia e André Almeida foram titulares e contribuíram para o triunfo dos Valencianos.
Em Madrid, as coisas não correm de feição a João Félix que apenas entrou aos 74 minutos na vitória do Atlético diante o Girona por 2-1. Ainda assim, mais um triunfo com um jogador português a participar.
Sem grandes emoções foi o fim de semana de William Carvalho e Rui Silva que participaram no empate a zero golos entre o Valladolid e o Betis.
Na vitória do líder Barcelona sobre o Celta de Vigo, Gonçalo Paciência não teve motivos para sorrir do lado dos visitantes. O avançado português entrou aos 83 minutos, mas não evitou a derrota frente aos Blaugrana.
Veja a classificação da Liga Espanhola
Paulo Fonseca regressa às vitórias na Ligue 1
Em território francês, um sabor agridoce para os protagonistas portugueses.
Começando pelas notícias positivas, o técnico Paulo Fonseca regressou aos triunfos pelo Lille frente ao Lens (1-0) com Tiago Djaló, José Fonte e André Gomes a titulares no encontro. Do outro lado, David Costa foi titular.
Depois do empate frente ao Benfica, o PSG voltou a não ser feliz com um empate a zero golos frente ao Stade de Reims. Danilo Pereira foi titular e Vitinha entrou no encontro, mas sem motivos para sorrir no final dos 90 minutos.
Xeka, pelo contrário, acabou por ser feliz na jornada, ao ser titular na vitória do Rennes por 3-0 frente ao Nantes.
Do lado do Lyon, Anthony Lopes sofreu um golo diante o Toulouse em mais um empate que agrava a crise de resultados da equipa.
Veja a classificação da Liga Francesa
Mourinho e Leão sorriem na Serie A
Um fim de semana em Itália à boa moda portuguesa. Começando pelo clássico entre AC Milan e Juventus, o português Rafael Leão foi titular na vitória do conjunto Rossoneri diante a Juventus por 2-0, num resultado importante para cimentar o terceiro lugar.
Em Roma, José Mourinho voltou a ser feliz ao comandar mais uma vitória por 2-1 diante o Lecce com Rui Patrício a titular e a contribuir para mais um triunfo da equipa da casa.
Mário Rui também teve uma jornada bem animada no Nápoles e foi uma das figuras na vitória da equipa frente ao Cremonese por 4-1. O internacional português não só foi titular como assistiu para um dos golos do encontro.
Veja a classificação da Liga Italiana
Diogo Leite continua líder na Alemanha
Uma jornada da liga Alemã que também contou com portugueses em destaque. Apesar de não somar minutos, Diogo Leite assistiu do banco de suplentes à vitória do Union Berlim frente ao Stuttgart por 1-0, que mantém a equipa na liderança da Bundesliga.
No clássico entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique (2-2), Raphael Guerreiro foi titular na equipa da casa. Já André Silva acabou por não ter um fim de semana tão feliz como a semana europeia. O avançado português entrou aos 73 minutos no empate do Leipzig frente ao Mainz.
Veja a classificação da Bundesliga
Francisco Conceição, Jota e Fábio Silva noutros palcos
Na Eredivise, Francisco Conceição começa a ganhar algum destaque no Ajax depois da saída de Antony para o Manchester United. O extremo português foi suplente utilizado na vitória do emblema de Amsterdão e contribuiu com uma assistência para o 4-2 final diante o FC Volendam.
Na Escócia, Jota continua a marcar posição no Celtic, mas este não foi um fim de semana brilhante para o português. Jota cumpriu apenas 45 minutos na vitória da equipa escocesa sobre o St. Johnstone (2-1).
Para os lados da Bélgica, Fábio Silva mantém a veia goleadora e marcou na vitória do Anderlecht sobre o Mechelen (3-1).
Portugueses além-fronteiras europeias
No futebol sul-americano, muitos destaques da bandeira portuguesa. Abel Ferreira continua a brilhar ao leme do Palmeiras no Brasileirão com mais uma vitória por 4-0 diante o Coritiba.
Vítor Pereira também tem motivos para sorrir com a vitória por 2-1 do Corinthians diante o Athletico Paranaense.
O Cuiabá de António Oliveira teve um fim de semana menos bom com a derrota na receção ao Flamengo por 2-1, o que complica as contas da manutenção.
Luís Castro acabou por trazer boas notícias com uma vitória sofrida do Botafogo nos instantes finais por 1-0 frente ao São Paulo.
Fora do Brasil, Renato Paiva acabou por ter uma jornada infeliz no México. O León saiu derrotado por 1-0 frente ao Cruz Azul, o que coloca a equipa em décimo lugar na competição.
Concluído mais um fim de semana de futebol, é esperar pela próxima semana para ver o que os portugueses mostram pelos palcos internacionais.
Comentários