Mais uma jornada de futebol internacional em que, como já é habitual, houve muitos portugueses em campo. Podíamos começar por falar na Premier League ou na Serie A, mas foi nas Arábias que a bandeira nacional se elevou mais alto.
Ronaldo estreia-se pelo Al Nassr
Este é o principal ponto de destaque do 'Portugueses lá fora' deste fim de semana. No domingo, o futebol parou para ver a tão aguardada estreia oficial de Ronaldo com a camisola do Al Nassr. Na Arábia Saudita, o estádio estava cheio, gritava-se o nome do internacional português e até as bancadas transpiravam o espírito nacional.
Ronaldo não só foi titular, como cumpriu os 90 minutos com a braçadeira de capitão. Não marcou frente ao Al-Ettifaq, mas acabou por ser importante no único golo marcado por Talisca. O avançado acabou por arrastar alguns defesas na grande área, permitindo uma melhor desmarcação do brasileiro.
Na Premier League, duelo português, mas só uns sorriram
A 21ª jornada da Premier League ficou marcada por muitos portugueses em campo que se enfrentaram entre si. No duelo entre Manchester City e Wolverhampton, quem sorriu foi Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva. Guardiola apostou apenas neste último já na segunda parte. Do lado do Wolves, José Sá, Nélson Semedo, Rúben Neves, Matheus Nunes foram titulares com João Moutinho e Podence a entrar na segunda parte sem evitar, ainda assim, o desaire por 3-0.
Arsenal e Manchester United também protagonizaram não só um jogo grande, como um duelo entre portugueses. Fábio Vieira levou a melhor sobre Bruno Fernandes, apesar de não chegar a entrar no decorrer do encontro. No final, os Gunners venceram por 3-2 e seguem assim embalados para o título.
A jornada encerra esta segunda-feira com o Fulham de Marco Silva e João Palhinha a receber o Tottenham.
Veja a classificação da Premier League
Em Espanha, William Carvalho a titular e Carvalhal em maus lençóis
Mais uma jornada na La Liga, com alguns portugueses em destaque. O Betis, com William Carvalho a titular e Rui Silva no banco, deslocou-se ao terreno do Espanyol de onde saiu derrotado por 1-0. Uma má fase da equipa de Sevilha que pode cair dos lugares europeus.
Carlos Carvalhal acaba por também não ter uma jornada propriamente feliz. O técnico português somou o segundo resultado negativo de forma consecutiva, mas desta feita com uma derrota frente ao Mallorca. Com Gonçalo Paciência a entrar na segunda parte, a verdade é que neste momento os lugares de descida são mesmo uma realidade.
O Valência de André Almeida e Thierry Correia tem oportunidade de trazer boas notícias para os portugueses ao encerrar a jornada esta segunda-feira frente ao Almería.
Veja a classificação da Liga Espanhola
Na Serie A, Mourinho mantém o registo vitorioso
Mais uma jornada de futebol italiano em que o Nápoles de Mário Rui mantém a liderança do campeonato. Com o português a titular, a equipa deslocou-se ao terreno do Salernitana e venceu por 2-0.
José Mourinho também só teve razões para sorrir e aproveitou a jornada para manter o registo vitorioso diante o Spezia. Com Rui Patrício no onze inicial, a Roma venceu por 2-0.
O AC Milan de Rafael Leão tem a oportunidade de fechar a chave de ouro esta jornada diante a Lazio já esta terça-feira.
Veja a classificação da Liga Italiana
Portugueses a sorrir no regresso da Bundesliga
A Bundesliga regressou este fim de semana e com o Leipzig de André Silva - com o português a titular - a travar o campeão Bayern de Munique após um empate a um golo.
Raphael Guerreiro teve oportunidade de participar naquele que foi, provavelmente, o jogo da jornada entre Borussia Dortmund e Augsburg. No final, foi mesmo a equipa do lateral português que sorriu com uma vitória por 4-3.
Veja a classificação da Bundesliga
Sérgio Oliveira, Jorge Jesus, Francisco Conceição e Jota noutros campeonatos
Nos palcos mais periféricos também houve portugueses em destaque.
Na Turquia, Sérgio Oliveira foi titular e cumpriu os 90 minutos na vitória do Galatasaray sobre o Antalyaspor. Já o Fenerbahçe de Jorge Jesus também venceu por 2-1 na receção ao Caykur Rizespor.
No futebol neerlandês, Francisco Conceição foi titular no empate do Ajax com o Feyenoord, mas acabou por ser substituído já no início do segundo tempo.
Por fim, na Escócia, Jota foi titular na vitória do Celtic por 4-0 diante o St. Mirren.
Nos Campeonatos Estaduais do Brasil, Abel Ferreira e Luís Castro com resultados diferentes
Antes do começo do Brasileirão, é agora espaço para os Campeonatos Estaduais no Brasil. O Palmeiras de Abel Ferreira travou a sequência vitoriosa no Campeonato Paulista com um empate a zero golos na receção ao São Paulo.
Já o Botafogo de Luís Castro vem de uma vitória no Campeonato Carioca por 2-1 diante o Volta Redonda.
Nesta jornada ainda há oportunidade de ver alguns portugueses em campo com a promessa de que para a semana os palcos internacionais voltem a contar com a bandeira nacional bem presente.
Comentários