A emoção por saber quem será campeão nas principais ligas europeias está a ficar mais curta, isto faltando praticamente dois meses para o final da época. Manchester City, PSG, Bayern de Munique e Barcelona estão perto de levantar o trofeu de campeão nos respetivos países.

Em campeonatos como Itália e Portugal continua a incerteza, sendo que na Serie A são dois os clubes que competem pelo título de campeão, enquanto na Liga NOS há três candidatos.

Olhemos então para o campeonato espanhol

As contas para o título

Em Espanha, a não ser que aconteça um descalabro, dificilmente o título de campeão fugirá ao Barcelona (75 pontos), uma vez que tem 11 pontos de vantagem sobre o Atlético de Madrid, segundo classificado com 64 pontos. Caso se confirme, o Barcelona voltará a levantar a Taça de campeão espanhol depois de ter perdido para o rival Real Madrid na época passada.

O que ainda está por decidir

O Barcelona, o Atlético de Madrid, o Real Madrid (60) e o Valência (59) têm garantido a presença na próxima edição da Liga dos Campeões do próximo ano, já os lugares de acesso à Liga Europa estão mais renhidos. Se o campeonato terminasse hoje, o Villarreal (47) tinha vaga garantida e o Sevilha (45) teria de disputar o play-off. Girona e Bétis, ambos com 43, são os outros candidatos.

O Málaga, um dos nomes fortes de La Liga, está quase a despedir-se da elite do futebol espanhol. A equipa andaluza tem apenas 14 pontos, seguindo-se outro histórico, o Deportivo (20) e o Las Palmas (21). O Levante (27) e o Alavés (31) podem ter uma vantagem confortável, mas não podem descuidar-se nas oito jornadas que faltam.

Sete primeiros classificados em Espanha
Sete primeiros classificados em Espanha