Portugal regressa, esta noite, a Solna, nos arredores de Estocolmo, onde em 2013 assegurou a qualificação para a fase final do Mundial2014 de futebol, num jogo ‘monumental’ de Cristiano Ronaldo, que fez um ‘hat-trick’ frente à Suécia (3-2).

O encontro da segunda jornada do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações - depois da goleada no Dragão sobre a Croácia - será o 10.º da seleção nacional em solo sueco, onde regista quatro vitórias, a última há sete anos, quando Ronaldo ‘atirou’ Portugal para o Campeonato do Mundo do Brasil, no ‘play-off’ da qualificação europeia.

Fernando Santos ainda não sabe se Ronaldo jogará amanhã: "Comigo não funciona assim"
Fernando Santos ainda não sabe se Ronaldo jogará amanhã: "Comigo não funciona assim"
Ver artigo

Em 19 de novembro, quatro dias depois de triunfo por 1-0 no Estádio da Luz, em Lisboa, na primeira mão da eliminatória, também com um golo de Ronaldo, o avançado marcou três em Solna e a seleção nacional venceu por 3-2, com Zlatan Ibrahimovic a ‘bisar’ para a equipa da casa.

Mesmo assim, historicamente, a Suécia é um adversário complicado para a seleção nacional, que tem um saldo de cinco vitórias, seis empates e sete derrotas perante os escandinavos. Ao todo, marcou 20 golos e sofreu 29.

O último embate entre as duas seleções aconteceu em 2017, na Madeira, num particular em que os suecos ‘imitaram’ o tal resultado de Solna (3-2), mas dessa vez a seu favor, embora Ronaldo, no único encontro que fez no ‘seu’ Funchal com a camisola das ‘quinas’, tenha aberto o marcador.

No primeiro duelo de sempre, a Suécia veio a Lisboa golear Portugal por 6-2, num particular em 1955, de nada valendo os dois golos marcados por José Águas.

Rúben Dias: "Em cada jogo queremos juntar a vitória a uma boa exibição"
Rúben Dias: "Em cada jogo queremos juntar a vitória a uma boa exibição"
Ver artigo

Nos cinco jogos que se seguiram, os escandinavos somaram mais quatro triunfos, sendo que, pelo meio, Portugal conseguiu não perder pela primeira vez, ao empatar 1-1 em Solna, em 1967, num jogo em que Custódio Pinto faturou para os lusos.

A primeira vitória de sempre face aos suecos aconteceu apenas ao sétimo jogo: em 12 de setembro de 1984, Portugal impôs-se na Suécia por por 1-0, graças a um tento do portista Fernando Gomes, aos 79 minutos, na fase de apuramento para o Mundial de 1986.

Depois de um empate e uma derrota em casa, a seleção lusa voltou a vencer na deslocação a solo sueco em 1987, em 23 de setembro, novamente por 1-0 e, outra vez, graças a um golo do ‘bi-Bota de Ouro’, este apontado aos 34 minutos.

O terceiro triunfo sobre os suecos também aconteceu fora, por 3-2, em 2002, num particular, decidido com tentos de Sérgio Conceição, atual treinador do FC Porto, Romeu e Rui Costa, administrador da SAD do Benfica, este último com um remate de fora da área, aos 88 minutos. Era Agostinho Oliveira o selecionador.

Seguiram-se três empates consecutivos e os dois jogos de 2013, com Portugal a vencer pela primeira vez em casa, finalmente, à nona tentativa, em 15 de novembro, e a repetir o triunfo na Suécia, com o tal ‘show’ de Cristiano Ronaldo, que volta para chegar ao 100.º golo na seleção ‘AA’.

O que dizem os treinadores

Janne Andersson, selecionador da Suécia: "Penso que merecíamos mais [do que perder com a França], e isso dói. Às vezes quase que prefiro perder de forma clara do que pela margem mínima. Sentir que a França estava ao nosso alcance e que podíamos ter conseguido um resultado positivo é muito difícil de aceitar. Mas em relação à exigência que colocamos nos jogadores para se manterem fiéis à nossa forma de jogar, eles estiveram muito bem".

Fernando Santos, selecionador de Portugal: "Sei que os jogadores seriam capazes [de realizar uma boa exibição frente à Croácia] tendo em conta como trabalharam durante a semana, mas era difícil adivinhar o que veio realmente a acontecer. Ambas as equipas tinham alguns jogadores com falta de frescura física. Tivemos pela frente um grande adversário mas estivemos à altura das exigências".

Ronaldo recuperado e a apontar ao golo 100 por Portugal

Cristiano Ronaldo deverá estar às ordens de Fernando Santos para o embate com a Suécia, num estádio de boas memórias para CR7 e para a 'Equipa das Quinas'.

"Feliz por estar de volta", escreveu, depois de participar no último apronto antes da comitiva da "Equipa das Quinas" rumar à Suécia, onde aterrou ainda no mesmo dia.

CR7 estará assim à disposição de Fernando Santos, caso o selecionador o deseje utilizar, e motivação não faltará ao jogador da Juventus. É que, caso venha a marcar pelo menos um golo ante a Suécia, na partida em Solna, Cristiano chegará à centena de golos pela seleção portuguesa.

O Suécia-Portugal está agendado para hoje, às 19h45, em Solna, e terá arbitragem do holandês Danny Makkelie.