O FC Porto vai procurar os primeiros pontos nesta edição da Liga dos Campeões de futebol na receção aos gregos do Olympiacos, treinados pelo português Pedro Martins, em jogo da segunda jornada do grupo C.
Depois da derrota na visita ao terreno do Manchester City (3-1), os ‘dragões’ vão receber a equipa grega, que na primeira jornada bateu os franceses do Marselha, treinados por André Villas-Boas.
A equipa de Sérgio Conceição vai procurar aproveitar o fator casa para somar pontos e evitar que os seus adversários ganhem vantagem na luta pela qualificação para a fase seguinte da prova, que será conseguida pelos dois primeiros de cada grupo.
O FC Porto enfrenta este jogo depois de vencer o Gil Vicente por 1-0, na quinta jornada da I Liga, enquanto o Olympiacos chega mais ‘folgado’, uma vez que não joga este fim de semana devido ao facto de a partida frente ao PAOK ter sido adiada.
Para além do técnico Pedro Martins, o Olympiacos conta no seu plantel com os portugueses José Sá, Rúben Semedo, Rúben Vinagre, Pêpê Rodrigues, Tiago Silva e Bruma.
O jogo entre o FC Porto e o Olympiacos está agendado para terça-feira, pelas 20:00, no estádio do Dragão, no Porto.
No outro jogo do grupo, o Marselha vai receber o Manchester City, de João Cancelo, Bernardo Silva e Rúben Dias, na mesma situação em que está o FC Porto: os franceses somam zero pontos e vão receber uma equipa que venceu na primeira jornada.
Conceição vs Pedro Martins: o que disse os dois treinadores
O Olympiacos vai jogar com o FC Porto depois de uma semana de trabalho que se seguiu à vitória frente ao Marselha, na abertura da Liga dos Campeões. A equipa treinada por Pedro Martins ia entretanto jogar com o PAOK, para o campeonato grego, agendado para 24 ou 25 de outubro, no entanto, a federação helénica adiou a partida devido ao jogo das competições europeias. Esta postura mereceu o comentário de Sérgio Conceição que, nas últimas semanas, se tem queixado da falta de tempo para preparar os jogos.
"Para já, temos de olhar para o Olympiacos como uma equipa com presenças na Liga dos Campeões, habituada a estes palcos. E a própria federação grega protege as equipas, é público. Foi adiado o jogo com o PAOK, que se calhar é o principal rival. Por si só, diz dessa proteção e do olhar para a Europa que a federação tem. Tem de haver essa união e o comungar de ideias, para que as equipas se sintam mais frescas na Europa e possam dar uma resposta diferente", afirmou o técnico portista.
O treinador salientou que esse facto vai ajudar a equipa grega a estar "mais fresca" para esse encontro.
"É uma equipa que vai estar, por isso, mais fresca que nós. Parece-me experiente, bem orientada por um treinador que conhecemos e que, desde o início, tem sete jogos e não tem derrotas, tem um golo sofrido. Ganhou ao Marselha e o Marselha está num campeonato interessante. Vamos ter dificuldades, mas obviamente que o Olympiacos vai encontrar dificuldades frente ao FC Porto", disse ainda.
Já Pedro Martins destacou o facto de haver público nas bancadas, sublinhando, no entanto, que este dado não terá peso no jogo.
"Não vejo as coisas dessa perspetiva. Ainda bem que tem público. Estamos a precisar de adeptos para dar vida ao futebol. Futebol sem adeptos e sem paixão não faz sentido. Jogámos em ambientes muito difíceis, com 40 ou 60 mil pessoas e deram sempre grandes respostas, tenho um grupo de trabalho muito experiente e muito capaz", explicou Pedro Martins.
O técnico português está à espera de um FC Porto "agressivo e a saber o que faz".
"Espero características muito próprias das equipas do Sérgio, agressiva e que sabe o que faz. As duas equipas sabem perfeitamente o que vão fazer. Se alterar o sistema para um 4x4x2 ou 4x3x3 sabemos como vamos atuar. Se jogar com três defesas, também vamos saber o que temos de fazer. Em alguns períodos o FC Porto vai assumir o jogo e noutros momentos vamos ser nós. É sabermos tomar as melhores decisões", explicou ainda o treinador em conferência de imprensa de antevisão da partida.
O FC Porto recebe, pelas 20h00 de terça-feira, o Olympiacos, em jogo a contar para a segunda jornada do grupo C da Liga dos Campeões.
Comentários