O FC Porto tem o campeonato no bolso e, por isso, presença assegurada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas a luta pelo segundo lugar promete muito este ano e vão estar muitos milhões em jogo no dérbi do próximo sábado em Alvalade.

A UEFA alterou os prémios para o ciclo 2018/2021 e aumentou-os significativamente. Ficar de fora da fase de grupos da Liga dos Campeões pode fazer a diferença para qualquer clube português. As contas foram feitas esta quarta-feira pelo jornal "A Bola".

Comecemos pelos prémios de jogo. Cada vitória passa a valer a partir de agora 2,7 milhões de euros; já o empate permitirá um encaixe de 900 mil euros, quase o dobro em relação à época passada.

Mas o valor mais significativo que entra nos cofres dos clubes é mesmo na entrada da fase de grupos. Para além dos 15 milhões de euros, ao contrário dos atuais 12,7 milhões, a UEFA irá introduzir esta época um bónus para premiar os clubes que tiveram melhores prestações nas competições europeias nos últimos dez anos. O prémio começa nos 32 milhões de euros, sendo que este valor é multiplicado por 1,1, e vai diminuindo consoante a posição.

Por exemplo, o FC Porto, com entrada em direta fruto da mais que provável conquista do campeonato, por estar no 8º lugar do ranking tem à espera uma verba de 43,6 milhões de euros (15 milhões + 26 milhões * 1,1). Já o Benfica arrecada um valor superior a 40 milhões de euros se terminar em segundo lugar e conseguir ultrapassar a 3ª pré-eliminatória e os 'play-off' da Champions. Por sua vez, o Sporting poderá receber 27 milhões de euros se garantir a vice-liderança e vencer nas duas fases já referidas da Liga dos Campeões.

Prémios esta época:

Entrada na fase de grupos:

Vitória: 1,5 milhões de euros

Empate: 500 mil euros

Oitavos-de-final: 6 milhões de euros

Quartos-de-final: 6,5 milhões de euros

Meias-finais: 7,5 milhões de euros

Finalista: 11 milhões de euros

Vencedor da Liga dos Campeões: 15,5 milhões de euros

Prémios a partir da próxima época:

Entrada na fase de grupos: 15 milhões de euros

Bónus: 32*1,1 milhões de euros, valor que vai baixando consoante a posição

Vitória: 2,7 milhões de euros

Empate: 900 mil euros

Oitavos-de-final: 9,5 milhões de euros

Quartos-de-final: 10,5 milhões de euros

Meias-finais: 12 milhões de euros

Finalista: 15 milhões de euros

Vencedor da Liga dos Campeões: 19 milhões de euros