FC Porto começa mal, mostra superioridade e treme no final

O FC Porto apurou-se, pela terceira vez, para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, ao empatar 2-2 na visita à Lazio em jogo da segunda mão do ‘play-off’ da competição, em Roma.

Após 15 minutos desinteressantes, a Lazio começou a surgir com algum perigo e Immobile, aos 16, ameaçou com remate cruzado, um minuto antes de Diogo Costa ‘encaixar’ uma ameaça de Pedro Rodríguez.

De um erro de Pepe, que no meio-campo falhou um passe e posteriormente não teve pernas para acompanhar o também experiente Immobile, nasceu o golo dos romanos, com o internacional transalpino a acabar o lance, colocando a bola entre o poste e o guarda-redes, fazendo o 1-0.

Sem conseguir pressionar alto e com menor capacidade de reação à perda do que o habitual, o FC Porto também não era criativo nem tinha profundidade no seu futebol ofensivo, acabando salvo por um penálti de Milinkovic-Savic sobre Taremi, que o iraniano converteu no empate 1-1, aos 31 minutos, depois de o árbitro consultar o videoárbitro (VAR).

Ultrapassando uma etapa inicial abaixo do seu nível habitual, o ‘dragão’ esteve bem mais consistente após o descanso e, logo aos 47 minutos, Pepê, nas costas da defesa, fez o mais difícil e cabeceou ao lado, na sequência de um cruzamento perfeito de Toni Martínez.

Na resposta, com o último reduto descompensado, Luís Alberto (49) atirou rente ao poste, com igual perigo.

O desafio estava mais mexido e aos 55 minutos foi o guarda-redes Strakosha a negar o golo a Otávio e, no mesmo lance, a Vitinha, em bola ‘traiçoeira’, pois desviou num atleta. Aos 68 minutos, o albanês evitou a festa de Galeno.

Com o bloco mais subido e a pressionar melhor, o FC Porto daria a volta ao jogo em assistência vistosa de Taremi (68) – com pouco espaço, fez um ‘chapéu’ à defesa – para Uribe, que parou no peito e, sem deixar cair, rematou com o pé esquerdo para o 2-1.

Com a eliminatória aparentemente controlada, os ‘azuis e brancos’ baixaram claramente a pressão e iam pagando por isso, pois concederam demasiadas oportunidades para a Lazio voltar à discussão do desafio e da eliminatória.

Diogo Costa brilhou várias vezes, em outras tantas os italianos tiveram falta de pontaria e, já aos 90+5 minutos, Cataldi recarregou uma bola devolvida pelo poste, premiando a ponta final muito forte da sua equipa, ainda assim insuficiente.

As melhores imagens da partida

O momento: Um amarelo que foi tão rápido como veio

O FC Porto passou por momentos de muita desconcentração, mas recompôs-se e chegou ao empate depois de o árbitro ter assinalou grande penalidade favorável à formação lusa. Por volta dos 30 minutos, Mehdi Taremi caiu na área num lance com Milinkovic-Savic e viu o cartão amarelo por simulação, mas depois de alertado pelo VAR, Deniz Aytekin foi ver as imagens, anulou o castigo ao iraniano e apontou castigo máximo para a equipa italiana. Foi o próprio avançado iraniano que converteu com sucesso a grande penalidade. O guarda-redes Strakosha ainda adivinhou o lado mas não conseguiu travar o golo do empate, que dava novamente a vantagem aos portista.

As figuras: Taremi marca e dá a marcar e Urube exibe classe

O avançado iraniano esteve envolvido no lance da grande penalidade, que o próprio converteu com sucesso e ainda deu a marcar ao colega colombiano. Matheus Uribe fez um grande golo em Roma

As reações

Jogadores do FC Porto falam de "jogo perfeito" e venham que vier "é para ganhar"

Sérgio Conceição: "Merecemos esta passagem. Foram momentos de grandíssimo futebol"

Sarri queixa-se da arbitragem. Anderson diz que "FC Porto tem grande futuro"

Sérgio Conceição emocionou-se depois de ovacionado pelos adeptos da Lázio

Sorteio já esta sexta-feira

FC Porto já sabe que vai enfrentar um dos vencedores dos grupos. Lyon, Monaco, Spartak Moscovo, Eintracht Frankfurt, Galatasaray, Estrela Vermelha, Bayer Leverkusen e West Ham são os possíveis adversários dos dragões.

O sorteio dos oitavos de final da Liga Europa acontece já esta sexta-feira, 25 de fevereiro, às 11h00 (hora de Portugal Continental). Já os jogos vão acontecer a 10 e 17 de março.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.