O FC Porto recebe esta quinta-feira o Manchester United, em jogo da segunda jornada da Liga Europa. Depois da derrota na Noruega diante do Bodo/Glimnt, os dragões querem a primeira vitória na prova, e nada melhor do que bater um clube histórico para aumentar a motivação para os lados do Dragão.

'Clube histórico' é o termo certo para classificar o Manchester United, isto porque o presente está a anos-luz dos pergaminhos de um dos maiores clubes do velho continente, mostrando-se nesta altura um alvo mais acessível do que se poderia achar há bem pouco tempo.

Se há boa altura para enfrentar o Manchester United, é agora.

Momento de forma

FC Porto e Manchester United chegam a esta partida em momentos de forma distintos. Os dragões arrancaram bem a época, tendo apenas perdido pontos diante do Sporting no que ao campeonato diz respeito.

Pelo meio surgiu a inesperada derrota na Noruega diante do Bodo/Glimnt, que baralhou um pouco as contas dos azuis e brancos na Liga Europa, isto apesar de apenas se tratar do primeiro jogo.

Em jeito de resposta, os comandados de Vítor Bruno voltaram aos bons resultados e exibições no campeonato, ao terem goleado o Arouca por 4-0 na última partida da Primeira Liga, e que permitiu a manutenção do segundo lugar e dos três pontos de distância relativamente ao líder, Sporting.

Do outro lado está um Manchester United que, olhando para o arranque de época, aparenta ter trazido o mau momento de 2023/24 em ato contínuo. Depois de mais um defeso de forte investimento, Erik Ten Hag simplesmente não consegue por cobro aos constantes descalabros e exibições caóticas, muitas vezes disfarçadas pelo talento individual de alguns jogadores.

Os 'red devils' estão há três jogos sem ganhar, ocupando nesta altura o 13º lugar da Premier League com apenas sete pontos, menos oito que o líder, Liverpool e a apenas quatro da linda de água...algo que há bem pouco tempo era visto como absolutamente impensável para os lados de Old Trafford.

O arranque na Liga Europa também não foi o mais famoso, com o United a empatar em casa diante dos neerlandeses do Twente a um golo.

Histórico de confrontos

Esta será a nona vez que as duas equipas se irão encontrar em competições europeias. No total dos oito jogos realizados até ao momento, o Manchester United leva vantagem, com três triunfos, mais um que o FC Porto.

Mas se tivermos em conta apenas os jogos realizados na Invicta, então aí a vantagem é azul e branca, com duas vitórias, contra uma dos ingleses.

Tal triunfo ocorreu na temporada 2008/2009, quando um golo de Cristiano Ronaldo ajudou o Manchester United a ultrapassar os azuis e brancos nos quartos de final da Liga dos Campeões, num trajeto que terminaria com a conquista do troféu.

O mesmo se pode dizer da última vitória do FC Porto em casa contra os 'red devils'. Na primeira-mão dos oitavos de final da 'Champions', os portistas, treinados por José Mourinho, venceram o United de Alex Ferguson, graças a um 'bis' de Benny McCarthy.

O registo do FC Porto diante de equipas inglesas não é positivo. Com efeito, em 48 jogos, os dragões apenas venceram por dez vezes, empataram onze, e perderam em vinte e sete ocasiões. Um cenário mais positivo surge se tivermos em conta apenas jogos realizados no Dragão; aí os portistas somam nove vitórias, oito empates e sete desaires.

O que dizem os treinadores

Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "Cada jogo tem a sua especificidade. São adversários diferentes, que oferecem diferentes problemas. Na Noruega cometemos vários erros que não podíamos cometer e corrigimos muita coisa contra o Arouca. Estes jogos de nível europeu têm alto nível de complexidade e obrigam-nos a roçar a perfeição. Quando resolvemos um problema aparece logo outro a seguir, porque é tudo muito intenso. Será um jogo com um alto nível de exigência".

Erik ten Hag, treinador do FC Porto: "Será um desafio, um bom desafio. Teremos de estar ao nosso melhor nível, porque gosto do estilo de jogo deles. Gostam de criar, de atacar e defendem de forma muito agressiva. Temos de jogar bem contra eles para conseguir um bom resultado".

O árbitro

Tobias Stieler foi o escolhido para dirigir este encontro. O árbitro alemão será auxiliado por Christian Gittelman e Mark Borsch, enquanto que a dupla de vídeo-arbitragem é composta por Bastian Dankert e pelo suíço Fedayi San.

O juiz germânico apita pela primeira vez um jogo dos 'red devils' nas competições europeias. No caso do FC Porto, é a segunda vez que os dragões encontra Stieler, já que o árbitro de 43 anos esteve na vitória dos dragões na Rússia diante do Krasnodar na fase de qualificação para a Liga dos Campeões em 2019/2020.