O Benfica foi esta noite à Holanda conquistar uma vitória importante, por 1-0, sobre o AZ Alkmaar na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Um golo solitário de Salvio, aos 48', fez a diferença numa partida onde os encarnados começaram por sofrer e acabaram a dominar.

A equipa de Jorge Jesus recuperou algumas das alterações já habituais nos jogos europeus, como as entradas de Cardozo, Ruben Amorim, André Gomes ou Salvio, mas o técnico encarnado decidiu manter Rodrigo e Gaitán, dando um sinal de uma aposta cada vez mais forte nas suas ambições europeias.

Porém, o Benfica até entrou mal no jogo. Uma entrada demasiado passiva e letárgica abriu caminho para um AZ pressionante. Três remates nos primeiros dez minutos revelaram as aspirações da formação de Dick Advocaat, que rapidamente obrigou Artur a aplicar-se para evitar o golo (19' e 20').

Essas ameaças despertaram os encarnados, que passaram a acertar as marcações a meio-campo. Rúben Amorim e André Gomes elevaram o ritmo e a intensidade da equipa e esta equilibrou o jogo. No entanto, a lesão do experiente médio aos 38' ameaçava ruir a modesta atuação encarnada, onde apenas Gaitán e os centrais escapavam à mediania.

Após o intervalo o Benfica transfigurou-se e essa mudança fez-se sentir em apenas três minutos. Aos 48', Rodrigo isolou Cardozo e este rematou para a defesa de Esteban. Na recarga, Salvio fez um remate acrobático e atirou para o seu primeiro golo da temporada. Após uma longa ausência por lesão, o extremo argentino recupera o seu protagonismo na equipa, cotando-se como um dos melhores em campo.

A partir daí, o Benfica não mais perdeu o domínio do jogo e ficou a dever a si próprio mais golos que resolvessem de imediato a eliminatória. De Rodrigo a Cardozo, os encarnados desperdiçaram várias ocasiões de golo no pior período do AZ Alkmaar.

Tal como em Braga, a formação passou também a jogar com o relógio, embora no banco Jorge Jesus tenha dado indicações para se manter os índices competitivos, com as entradas de Lima e Markovic para os lugares de Cardozo e Rodrigo.

Nos derradeiros minutos, o AZ Alkmaar ainda tentou reagir e até chegou a assustar Artur, mas não teve capacidade para contrariar a anunciada derrota. O Benfica soma assim a sua primeira vitória na Holanda no consulado de Jorge Jesus e poderá carimbar dentro de uma semana a sua passagem às meias-finais da Liga Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.