O médio da seleção portuguesa João Moutinho admitiu esta quarta-feira que o encontro com a Rússia da próxima sexta-feira vai ser "extremamente complicado", mas manifestou-se confiante na vitória e no apuramento para o Mundial2014 de futebol.

«Uma seleção como Portugal ficar fora do Campeonato do Mundo é algo que não me passa pela cabeça», acentuou ao sítio da FIFA na internet o ex-jogador do FC Porto, que acaba de assinar um contrato por cinco anos com o AS Monaco.

A seleção das quinas está no segundo lugar do Grupo F, com os mesmos pontos de Israel, e a um ponto da Rússia (que tem menos dois jogos), com quem se vai defrontar sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa.

João Moutinho garantiu que «o objetivo é garantir o ‘play-off’», mas será «ainda melhor» se a equipa comandada por Paulo Bento conseguir chegar ao topo da classificação do Grupo F.

«Só depende de nós ficarmos em segundo. Isso não se aplica ao primeiro lugar. Logo, temos de trabalhar para manter o segundo lugar e esperar para ver o que acontece com a equipa que está à nossa frente», assinalou.

Para isso, é indispensável que a seleção consiga ultrapassar a Rússia, que foi, aliás, a única equipa a vencer Portugal na presente fase de apuramento, o que aconteceu em Moscovo, em outubro passado (1-0).

«Vai ser um jogo extremamente complicado. Só a vitória nos interessa e é isso que vamos procurar desde o primeiro minuto. Vamos dar tudo por tudo para entrarmos na máxima força. Queremos os três pontos para estarmos no Mundial», sublinhou.

Moutinho realçou que todos os jogos «fazem aprender» e a derrota na Rússia em outubro «não foi exceção».

Para o centro-campista, a Rússia «tem uma excelente equipa» e vai «criar muitas dificuldades» à seleção lusa, tal como aconteceu na primeira partida.

«Mas nós sabemos que estivemos bem, demos o nosso melhor e merecíamos ter conseguido algo mais. Esperamos, agora, conseguir a vitória», acrescentou.

Quanto ao seu novo clube, o AS Mónaco, promovido à primeira liga francesa e conta com os ex-portistas James Rodríguez, Ricardo Carvalho e Falcao, o médio português mostrou-se também confiante, chegando a apontar como objetivo ser campeão já na próxima época.

«É muito aliciante. É um novo projeto a dois ou três anos. Espero poder ser campeão francês logo neste primeiro ano e lutar pelas outras competições em que vamos estar», salientou.

Apesar de não poder disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada, João Moutinho disse esperar o apuramento para o Mundial do Brasil e mesmo de sonhar com a conquista do campeonato do mundo.

«É verdade que no próximo ano não vou jogar a Liga dos Campeões, mas espero, no final da época, estar no Mundial do Brasil e ser campeão do Mundo. Claro que todos sonhamos isso», concluiu.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.